Espanha vence a Grécia no basquete masculino

Foto: Divulgação/Olympic Games
Espanha se recupera de derrota para a Austrália, na estreia, e ganha a primeira no basquete masculino das Olimpíadas de Paris
Pela segunda rodada do basquete masculino dos Jogos Olímpicos de Paris, a Espanha venceu a Grécia por 84 a 77. A partida, realizada no estádio Pierre Mauroy de Villeneuve-d’Ascq, em Lille, foi válida pelo Grupo A.
O selecionado grego começou melhor e chegou a abrir vantagem de oito pontos, mas terminou o período inicial com apenas 22 a 21 a favor. Depois, no segundo quarto, o jogo ficou surpreendentemente desequilibrado. A parcial de 28 a 13 para a Espanha seria decisiva. Indo para o intervalo com 49 a 35 no placar, os espanhóis viram a Grécia reagir com todas as forças e quase tirou uma desvantagem de 16 pontos. O terceiro quarto foi 21 a 13. No último, os helênicos, a 24 segundos do fim, apostaram em Giannis Antetokounmpo para um lançamento triplo que daria o empate a 80. Opção questionável, já que a estrela dos Milwaukee Bucks da NBA não é um ‘atirador’ e neste embate sequer tinha tentado lançar de tão longe. E ele errou. Com o triunfo de 22 a 21 na última parcial, a Espanha saiu de quadra vitoriosa e se recuperou da derrota na estreia para a Austrália (70 x 82).
Santi Aldama, com 19 pontos, 12 rebotes, 3 desarmes e 2 assistências foi a grande figura dos espanhóis, com a boa ajuda do veterano Sergio Llull (13 pontos e 7 assistências). Além disso, a equipe espanhola esteve notável no aproveitamento das bolas de três: acertou 15 em 31 tentativas.
Entre os derrotados, Giannis foi o destaque, mas os 27 pontos (cestinha do jogo), 11 rebotes, 3 assistências e 2 recuperações foram insuficientes. E assim a Grécia acumulou sua segunda derrota.
Na outra partida do grupo, valendo a liderança e a classificação antecipada, o Canadá ganhou da Austrália por 93 a 83.
Demais resultados da rodada do basquete masculino:
Grupo B – Japão 90 x 94 França e Brasil 73 x 86 Alemanha. Alemães e franceses lideram com duas vitórias.
Grupo C – Porto Rico 66 x 107 Sérvia e Estados Unidos 103 x 86 Sudão do Sul. Os norte-americanos estão isolados na ponta, com duas vitórias. Sérvios e africanos somam um e os porto-riquenhos amargam a lanterna, com duas derrotas.