Espanha se classifica para as oitavas graças à Alemanha
Espanha perde para o Japão, mas é beneficiada pela vitória da Alemanha sobre a Costa Rica
A terceira e última rodada do Grupo E da Copa do Mundo de 2022 foi pra lá de emocionante, com os quatro países ocupando a zona de classificação para as oitavas de final.
Depois de nove gols e emoção até o último minuto, melhor para o Japão, que pulou para a primeira colocação, e para a Espanha, que perdeu a sua invencibilidade, mas conseguiu o segundo lugar no saldo de gols.
Espanha domina primeiro tempo e sai em vantagem
Para a partida contra o Japão, no estádio Internacional Khalifa, o técnico Luis Enrique realizou cinco mexidas. Saíram Carvajal, Laporte, Alba, Asensio e Ferran Torres para as entradas de Azpilicueta, Pau Torres, Álex Balde, Morata e Nico Williams.
Mesmo com o time alterado, a Espanha dominou o primeiro tempo e fez valer o seu costumeiro toque de bola em busca dos espaços.
Aos 11 minutos, Azpilicueta cruzou e Morata apareceu no meio dos adversários para cabecear para baixo e balançar as redes. E a diferença só não foi maior porque os espanhóis reduziram o ritmo.
Japão vira rapidamente e seleção espanhola sofre até o fim
Tudo mudou de figura no segundo tempo. Logo aos dois minutos, erro de Unai Simón e Baldé na saída de bola. Doan recuperou, finalizou forte, mas contou com a ajuda do goleiro para empatar.
Três minutos depois veio a virada. A bola ultrapassou toda a linha antes de Mitoma conseguir tocar para trás e Tanaka mandar para as redes. No entanto, após muita checagem no VAR para ver se a bola havia saído, o gol foi validado, definindo o placar de 2 a 1 para os asiáticos.
A Espanha chegou a estar eliminada, quando a Costa Rica virou para cima da Alemanha, que conseguiu remontar o marcador para 4 a 2 e acabou classificando o selecionado espanhol.
Espanha escapa de Brasil e Argentina antes da final
Com o resultado, o Japão avançou em primeiro no Grupo E, com seis pontos conquistados. Já a Espanha passou em segundo, com os mesmos quatro da Alemanha, porém melhor saldo. A Costa Rica foi a lanterna, com três pontos conquistados.
Nas oitavas de final, o Japão volta a campo na próxima segunda-feira (5), às 12h (de Brasília) para encarar a Croácia no Estádio Al Janoub. Já a Espanha irá enfrentar Marrocos na terça-feira (6), às 12h (de Brasília), no Estádio Cidade da Educação.
Dessa forma, a Espanha fica do lado direito do chaveamento, “fugindo” da Argentina e também do Brasil, que deve confirmar a liderança do seu grupo e pode encarar o Japão nas quartas de final.
Foto: RFEF