Espanha rebaixa a Suíça na Nations League
Atual campeã, Espanha ganhou por 3 a 2, em casa, pela última rodada da fase de grupos da Uefa Nations League
Pela sexta e última rodada da quarta edição da Uefa Nations League, a Espanha, campeã da Eurocopa de 2024, ganhou da Suíça, por 3 a 2, no estádio Heliodoro Rodríguez López, em Santa Cruz de Tenerife, diante de aproximadamente 22 mil torcedores.
O técnico Luis de la Fuente promoveu a volta de Óscrar Mingueza e as estreias de Aitor Paredes, Samu Omorodion e Pablo Barrios. Aos 31 minutos, Álvaro Morata foi derrubado dentro da área por Ricardo Rodríguez. Quando o atacante se preparava para a cobrança e assim tornar-se o terceiro maior goleador da seleção, a torcida pediu por Pedri, nascido na cidade. Contudo, Pedri parou no goleiro Mvogo. No minuto seguinte, Yéremi Pino, finalizando de dentro da área, enfim abriu o placar.
No segundo tempo, quatro gols de jogadores vindo do banco de reservas. Joël Monteiro, em linda jogada individual, empatou aos 17 minutos. No entanto, sete minutos depois, os espanhóis voltaram a ficar em vantagem, com gol de Bryan Gil.
Aos 38, Fabián Ruiz derrubou Vincente Sierro dentro da área e Andi Zeqiri se encarregou de empatar de novo, a cinco minutos do fim. Entretanto, Bryan Zaragoza, cobrando pênalti sofrido por ele mesmo, ao ser derrubado por Vincent Sierro, deu a vitória à seleção da casa, já nos acréscimos, aos 48 minutos.
Espanha termina com cinco vitórias seguidas e sem perder
Com o seu quinto triunfo seguido, a Espanha chegou aos 16 pontos no Grupo 4, ficando em primeiro lugar, de forma invicta. A outra classificada às quartas foi a Dinamarca, que ficou no 0 a 0 com a Sérvia, que disputará o playoff contra um segundo colocado da Segunda Divisão para ver se permanece na elite. A Suíça, por sua vez, fica com apenas dois pontos ganhos, e foi rebaixada.
Sem a Rússia, suspensa, são 54 seleções nas quatro divisões do torneio. Nas três primeiras são 16 países competindo. A última, a Liga D, conta com apenas seis participantes. Nas três edições anteriores as campeãs foram Portugal (2019), França (2021) e Espanha (2023).
Leia+