Espanha perde final da Euro Sub-21
Com direito a pênalti perdido no último minuto, Espanha foi derrotada pela Inglaterra na decisão da edição 2023 da Euro Sub-21
Com direito à muita emoção, a Inglaterra venceu a Espanha por 1 a 0, na final da Euro Sub-21, na Adjarabet Arena, em Batumi, na Geórgia, que dividiu a sede da edição 2023 do torneio com a Romênia.
Como era esperado foi um jogaço entre as duas seleções. Os espanhóis tiveram mais posse de bola, enquanto os ingleses, comandados por Lee Carsley, foi mais perigosa. No primeiro tempo, Levi Colwill desviou e a bola tocou no travessão, aos 44 minutos. Já nos acréscimos, aos 48 minutos, Cole Palmer cobrou falta, a bola desviou nas costas de Curtis Jones e enganou o goleiro espanhol Arnau Tenas. O gol foi dado para Jones.
No segundo tempo, ainda mais tensão. A Espanha, maior vencedora da história da Euro Sub-21 ao lado da Itália, com cinco taças, partiu para cima, deu 15 finalizações e até chegou a balançar as redes com o capitão Abel Ruiz, mas o gol acabou anulado, corretamente, por impedimento, dado pelo VAR.
No último minuto de acréscimo, aos 51, em cruzamento de Aimar Oroz para a área, Levi Colwill dividiu com Abel Ruiz. O árbitro mandou seguir, mas foi chamado pelo VAR, reviu o lance algumas vezes, voltou a campo e marcou a penalidade máxima.
Já aos 53, Abel Ruiz cobrou, mas James Trafford foi preciso e defendeu a cobrança. No rebote, Aimar Oroz pegou de primeira e Trafford fez outra boa defesa. O título estava garantido. A Inglaterra venceu todos os seus seis jogos e sem levar um gol sequer em toda a campanha. Bateu República Tcheca, Israel, Alemanha, Portugal, Israel e Espanha para erguer o troféu pela terceira vez na história, depois de 1982 e 1984.
Foto: Site oficial da RFEF