El Nacional é o destaque na abertura da Libertadores
Clubes brasileiros estreiam apenas na segunda fase da Libertadores
A Copa Libertadores da América de 2023 teve seu pontapé inicial nesta semana, com os três jogos de ida da primeira fase preliminar.
No confronto de abertura, o Sport Huancayo, do Peru, venceu o Nacional, do Paraguai, por 2 a 1, no estádio Huancayo, localizado na cidade de Huancayo, a 3.259 metros acima do nível do mar.
Todos os gols saíram no segundo tempo. Aos sete minutos, Alexis Rojas cabeceou, a bola pegou na trave e no rebote, Escobar mandou para as redes.
O time visitante chegou ao empate com Brizuela, tirou o zagueiro da jogada e chutou com força, aos 24. No entanto, nos acréscimos, Huaccha bateu no canto do goleiro para definir o triunfo do time peruano.
El Nacional põe um pé na segunda fase da Libertadores
O El Nacional, do Equador, não tomou conhecimento do Nacional Potosí, e aplicou uma sonora goleada por 6 a 1, em pleno estádio Hernando Siles, em La Paz.
Ordoñez inaugurou o marcador logo aos seis minutos. Ainda no primeiro tempo, Chalá, aos 13, Carrillo, aos 16, e novamente Ordoñez, aos 38, aumentaram para os visitantes.
Nos acréscimos, aos 46, Prost diminuiu, mas ainda deu tempo de Solís, aos 49, anotar o quinto dos equatorianos, que completaram a surra aos 44 minutos da segunda etapa, através de Asprilla.
No estádio Centenario, em Montevidéu, o Boston River, do Uruguai, bateu o Zamora, da Venezuela, por 3 a 1. Martínez, Acuçña e Gómez marcaram para os uruguaios. O time venezuelano fez o seu gol de honra no fim, com Estaba.
Brasileiros em campo só na segunda fase da Libertadores
Após as partidas de volta, os três classificados vão à segunda fase, onde dois times brasileiros estreiam. O Atlético-MG terá como adversário o Carabobo, da Venezuela, enquanto o Fortaleza enfrentará o Deportivo Maldonado, do Uruguai. Oito times se classificam para a terceira fase, a última eliminatória antes da fase de grupos.
Imagem: Site oficial da Conmebol