Última rodada do “Torneo Apertura” do Campeonato Uruguaio tem três clubes na briga pelo título
A 15ª e última rodada do “Torneo Apertura”, o primeiro turno do Campeonato Uruguaio de 2025, acontecerá deste sábado até segunda-feira (19). No entanto, o campeão será conhecido no domingo (18), com os três postulantes em campo, a partir das 15h (de Brasília).
O Liverpool poderia ter sido campeão na rodada passada, mas perdeu a sua invencibilidade com a derrota fora de casa, em Las Piedras, para o Juventud por 1 a 0. Mesmo com o revés, ainda depende apenas de si e tem o artilheiro da competição, o veterano atacante Abel Hernández (ex-Internacional e Fluminense), autor de dez gols.
Líder, com 29 pontos ganhos, o Liverpool receberá o Cerro Largo (7º), no estádio Belvedere, em Montevidéu. Vindo de cinco triunfos seguidos, o Nacional, vice-líder com 28, jogará no estádio Gran Parque Central, também na capital, contra o Defensor Sporting (4º).
Vindo da segunda divisão, onde ficou por cinco temporadas, o Juventud faz uma campanha surpreendente e já venceu os dois primeiros colocados. Com 27 pontos somados, precisa ganhar do Progreso (11º), fora de casa, no estádio Parque Abraham Paladino, também em Montevidéu, e torcer contra os outros dois adversários.
Como não há critério de desempate, caso dois times terminem com a mesma pontuação, um jogo-desempate definirá o campeão. Isso acontecerá se o Liverpool empatar, o Juventud vencer e o Nacional não ganhar. Outra hipótese é o Liverpool perder, o Nacional empatar e o Juventud não vencer.
Atual campeão, o Peñarol fez uma campanha abaixo do esperado. Em quinto lugar, com 24 pontos ganhos, venceu seus últimos cinco jogos, mas não foi o suficiente para ainda ter chances de título.
Tambéem vindos da segunda divisão, como o Juventud, terceiro colocado, o campeão Plaza Colonia está em nono e o Montevideo City Torque, em décimo. São 16 participantes.