Deportivo Táchira é o primeiro finalista do Venezuelano
Deportivo Táchira goleou o Caracas, fora de casa, e segue 100% na fase quadrangular, conquistando a vaga na final por antecipação
Chegou ao fim a quinta e penúltima rodada da fase de quadrangular do “Torneo Clausura” do Campeonato Venezuelano de 2024, oficialmente chamado de “Liga FUTVE Banco de Venezuela”. Destaque para o Deportivo Táchira, que segue com 100% de aproveitamento e já se garantiu na final.
No clássico diante do Caracas, o de número 127 na história, o “Carrusel Aurinegro” aplicou uma histórica goleada por 4 a 0, em pleno estádio Olímpico de la UCV, em Caracas.
Os visitantes começaram com tudo. Logo aos quatro minutos, Yanniel Hernández inaugurou o marcador, fazendo o seu primeiro gol no campeonato. Aos oito, Carlos Sosa ampliou. No segundo tempo, apareceu Gleiker Mendoza. Ele também anotou o seu primeiro tento na competição, aos 21 minutos, e conseguiu fazer mais um, aos 24, para decretar a goleada do Táchira.
Deportivo Táchira alcança marca de 26 anos atrás
Assim, o Deportivo Táchira, que precisa apenas do empate para ser finalista antecipadamente, volta a derrotar o rival por quatro gols de diferença, o que não ocorria desde 1998, quando ganhou pelo mesmo placar, no estádio Brígido Iriarte.
Além disso, completou 18 jogos de invencibilidade e volta a uma final de um torneio curto da Liga, sendo a terceira em oito anos, depois de derrotas frente a Zulia, em 2016, e Caracas, em 2019. E segue na luta para conseguir o seu primeiro bicampeonato em 50 anos de fundação.
Também pelo Grupo A, Zamora 3 x 3 Rayo Zuliano. O Deportivo Táchira tem 15 pontos ganhos, contra sete do Rayo Zuliano, quatro do Zamora e três do Caracas.
Pelo Grupo B, muito equilíbrio. Os mandantes se deram bem na penúltima rodada. Carabobo 1 x 0 Monagas e Deportivo La Guaira (campeão da Copa Venezuela) 3 x 1 Estudiantes de Mérida.
Ainda invicto, o Carabobo lidera com 11 pontos ganhos, um a mais que o Deportivo La Guaira. Estudiantes de Mérida, com seis, e Monagas, com apenas um ponto somado, estão eliminados. Domingo (17), pela última rodada, jogam Monagas x Deportivo La Guaira e Estudiantes de Mérida x Carabobo.
Leia+
Anzoátegui e Yaracuyanos largam na frente na semifinal da segundona venezuelana