Deportivo Madryn assume ponta a uma rodada do fim da 2ª argentina
San Martín de Tucumán já garantiu vaga na final da ‘Primera B Nacional’, a segundona argentina, com três rodadas de antecedência
A 37ª e penúltima rodada da temporada regular da “Primera B”, nome oficial da segundona argentina, chegou ao fim na noite desta segunda-feira (21).
A “Zona B” teve um novo líder. O Deportivo Madryn, em casa, goleou por 5 a 1 o Almirante Brown. Nicolás Sánchez, Bruno Pérez, Brian Ferreyra (duas vezes) e Diego Crego marcaram os gols. Diego García anotou o único tento dos visitantes.
Com o triunfo, o clube sediado na cidade de Puerto Madryn chegou aos 63 pontos ganhos e pulou para a ponta, beneficiado pelo empate do Nueva Chicago, fora de casa, contra o Temperley, por 0 a 0, indo à mesma pontuação, porém saldo inferior.
Em terceiro, com 62, aparece o San Telmo, após triunfo como mandante diante do Estudiantes Río Cuarto: 2 x 0. O Aldovisi, que empatou por 1 a 1 contra o Chaco For Ever, fora de casa, agora é o quarto colocado, com 61. O Gimnasia Mendoza se afastou da briga pelo acesso direto ao não sair do 0 a 0 contra o Brown de Adrogué, longe de seus domínios, e passar a somar 60 pontos.
Na última rodada, sábado (26), o Deportivo Madryn visita o Colón, o Nueva Chicago recebe o Brown de Adrogué e San Telmo e Aldovisi fazem um confronto entre si.
Como funciona o acesso à elite?
Após 38 rodadas, o primeiro colocado de cada “zona” decidirá o título, em jogo único, e o primeiro acesso à elite argentina. Caso haja empate, prorrogação. Persistindo a igualdade, pênaltis.
Já os times que ficarem de segundo a oitavo em cada disputarão uma repescagem, em eliminação direta, chamada de “Reducido”. A primeira etapa, em jogo único e com mando do melhor colocado, terá os seguintes confrontos: 2º A x 8º B, 2º B x 8º A, 3º A x 7º B, 3º B x 7º A, 4º A x 6º B, 4º B x 6º A e 5º A x 5º B.
Os sete classificados se juntarão ao perdedor da final para a disputa da segunda etapa, em jogos de ida e volta. O mesmo acontecerá na terceira etapa. Os dois que seguirem vivos decidirão o segundo acesso em jogo único e campo neutro.
Na Zona A, o San Martín de Tucumán, com 80 pontos ganhos, já garantiu a primeira posição. San Martín de San Juan, com 70, Quilmes, com 59, Gimnasia y Esgrima Jujuy, com 57, All Boys, com 55, e Estudiantes Caseros, com 53 pontos, estão garantidos no mata-mata. Brigam pelas últimas duas vagas: San Miguel (52), Racing Córdoba (50), Ferro Carril (49), Agropecuario (48) e Deportivo Maipú (48).
No Grupo B, além dos cinco primeiros, o Defensores de Belgrano (58) e o Colón (57) seguirão na briga pelo acesso à elite. A última vaga ficará com Gimnasia y Tiro (55) ou Mitre Santiago del Estero (54).