Deportivo Cuenca vai às oitavas da Copa Equador

Foto: X/Deportivo Cuenca
Deportivo Cuenca fez 3 a 1 no Manta, fora de casa, pela segunda fase da Copa Equador de 2024
A edição 2024 da Copa Equador teve a sequência da sua segunda fase. Depois das classificações de Aucas, El Nacional e Mushuc Runa, mais um clube da primeira divisão entrou em campo.
O Deportivo Cuenca venceu o Manta por 3 a 1, em pleno estádio Jocay, na cidade de Manta. Cabe destacar que nesta etapa do torneio, as agremiações da elite fazem suas estreias, todas fora de casa.
Com apenas 45 segundos, Danny Luna marco um um golaço, por cobertura. Aos 27 minutos, Jamilton Carcelén chegou a empatar para os ‘atuneros’. Contudo, o time ‘azuayo’ decidiu a fatura no segundo tempo. Lucas Mancinelli desempatou aos 37 minutos e Pablo Magnín, de pênalti, aos 44, fechou a conta a favor dos cuencanos.
Com a classificação, a equipe ‘morlaca’, que está sem treinador após a demissão de Igor Oca, ganha 30 mil dólares de premiação.
Agora, nas oitavas de final, o Deportivo Cuenca irá encarar o ganhador de Bonita Banana x Liga Deportiva Universitaria de Quito.
Demais duelos dos 16avos de final da Copa Equador:
- Bonita Banana x LDU de Quito
- Baños Ciudad del Fuego 1 x 1 El Nacional (1 x 3 nos pênaltis)
- La Castellana 1 x 5 Aucas
- Deportivo Santo Domingo x Orense
- Independiente Juniors x Barcelona
- Leones del Norte 0 x 0 Mushuc Runa (4 x 5 nos pênaltis)
- Vicentino Dragón x Libertad
- Olmedo x Independiente del Valle
- Cuniburo x Macará
- Junior x Delfín
- Guayaquil City x Cumbayá
- AV25 x Emelec
- La Cantera de Pastaza x Técnico Universitario
- La Paz x Universidad Católica
- Santa Elena Sumpa x Imbabura
Cabe lembrar que esta fase do torneio, assim como as oitavas e as quartas de final serão realizadas em jogos únicos, sempre com a equipe de pior divisão/colocação atuando como local. Caso haja empate, o vencedor será conhecido nos pênaltis. As semifinais serão a única etapa com jogos de ida e volta. Os ganhadores decidirão o título em partida única e campo neutro.
A última edição da Copa Equador foi em 2022. O campeão foi o Independiente del Valle, que ganhou a final contra o 9 de Octubre. Em 2023 o torneio aconteceu, por falta de dinheiro por parte da FEF. O campeão de 2024 representará o país na Copa Libertadores da América de 2025 com a denominação de “Equador 4”, além de ganhar um prêmio no valor de 340 mil dólares.
Leia+