Defensor Sporting é tricampeão da Copa AUF

 Defensor Sporting é tricampeão da Copa AUF

Foto: AUF

Ao vencer o Nacional nos pênaltis, o Defensor Sporting continua como o único campeão da Copa AUF, criada em 2022

Criada em 2022, a Copa AUF Uruguai agora, em 2024, teve mudanças importantes no seu formato de disputa. A primeira confirmação foi a redução no número de clubes participantes. Em vez de 80 estiveram presentes 22 pré-classificados mais seis que saíram de uma repescagem entre a ‘Primera Amateur’ e a ‘Divisional D’, e os restantes dez pertencerão à OFI (‘Organzación de Fútbol del Interior).

A fase preliminar da OFI contou com 35 equipes, separadas em quatro fases por proximidade (norte, sul, leste e oeste). Os 17 vencedores se juntaram ao Universitario de Salto para a segunda fase. Os nove ganhadores se somaram a I.A. 18 de Julio de Fray Bentos (campeão da Copa Nacional de Clubes B) para se conhecerem os dez times que estariam presentes na fase final da Copa AUF Uruguai, junto com dez dos 16 da Primeira Divisão e seis da Segunda Divisão.

Sete clubes ameaçam não participar e três ficam fora da Copa AUF

No entanto, sete clubes enviaram uma carta à Mesa Executiva da Copa AUF, manifestando suas desistências em participar da competição nas atuais condições, detalhando que a modificação do formato foi “anti-regulamentária”. Foram eles: Peñarol, Cerro Largo, Cerro, Danubio, Wanderers, Defensor Sporting e Progreso.

Depois de uma reunião, Defensor Sporting, Wanderers, Cerro Largo e Progreso decidiram que finalmente participariam. Já Peñarol, Danubio e Cerro foram considerados perdedores por W.O. (3 x 0). Desde os 16avos. de final até a decisão do título, a Copa AUF sempre teve confrontos únicos e mandos definidos por sorteio.

Defensor empata nos acréscimos, goleiro brilha nos pênaltis e tri da Copa AUF é conquistado

Agora, na final, no estádio Centenario, em Montevidéu, Defensor Sporting e Nacional empataram por 2 a 2.

Após placar em branco no primeiro tempo, muita emoção na segunda etapa. Logo aos quatro minutos, Claudio Spinelli inaugurou o marcador, porém dois minutos depois Diego Herazo cabeceou um cruzamento esplêndido de Nicolás López e deixou tudo igual. Aos 26, Diente López virou, colocando em vantagem o time tricolor. Contudo, quando parecia tudo resolvido, na última jogada da partida, já nos acréscimos, o capitão do Nacional, Diego Polenta, cometeu um penal a poucos segundos do fim—concedida via VAR. Claudio Spinelli suportou a imensa pressão e executou a cobrança com calma, forçando a decisão nos pênaltis.

Nas penalidades máximas apareceu o goleiro Matías Dufour. Com uma atuação fenomenal, defendeu três cobranças e definiu a terceira conquista seguida do Defensor: 3 x 1. Já o Nacional encerra um ano para esquecer. Perdeu o “Apertura”, o “Clausura”, o “Anual” e agora a Copa.

Alexis Castro (N): gol. Agustín Soria (D): gol. Antonio Galeano (N): defendido por Dufour. Guillermo De Los Santos (D): desperdiçado. Nicolás López (N): defendido por Dufour. José Álvarez (D): gol. Rubén Bentancourt (N): defendido por Dufour. Xavier Biscayzacú (D): gol.

Esportes Mais no Facebook

Leia+

Defensor Sporting e Nacional estão na final da Copa AUF

Definidos os semifinalistas da Copa AUF

Vinicius Fernandes Batista

Brasileiro mais apaixonado pela Espanha que pelo Brasil.

Related post

Leave a Reply