Cuniburo tira Macará da Copa Equador

Foto: Divulgação/FEF
Macará é o seundo clube da elite a ser eliminado da Copa Equador de 2024, o primeiro a perder no tempo normal
A edição 2024 da Copa Equador teve a sequência da sua segunda fase. Depois das classificações de Aucas, El Nacional, Mushuc Runa e Deportivo Cuenca, o Imbabura foi o primeiro clube da elite a ser eliminado.
Também neste sábado (27), mais uma equipe da primeira divisão equatoriana se deu mal. O Macará perdeu por 3 a 1 para o Cuniburo, da Série B, no estádio Olímpico Atahualpa, em Quito.
Kevin Ushiña abriu o placar aos 16 minutos do primeiro tempo. Na etapa final, aos 32 minutos, Lugo ampliou. Jefferson Orejuela marcou contra aos 42, para o time capitalino viu Lugo marcar mais uma vez, nos acréscimos, aos 48, para fechar a conta.
Com a classificação às oitavas de final, o Cuniburo ganha 30 mil dólares de premiação. Agora, aguarda o vencedor de Independiente del Valle e Olmedo.
Demais duelos dos 16avos de final da Copa Equador:
- Bonita Banana x LDU de Quito
- Baños Ciudad del Fuego 1 x 1 El Nacional (1 x 3 nos pênaltis)
- La Castellana 1 x 5 Aucas
- Deportivo Santo Domingo x Orense
- Independiente Juniors x Barcelona
- Leones del Norte 0 x 0 Mushuc Runa (4 x 5 nos pênaltis)
- Vicentino Dragón x Libertad
- Olmedo x Independiente del Valle
- Santa Elena Sumpa 0 x 0 Imbabura (9 x 8 nos pênaltis)
- Junior x Delfín
- Guayaquil City x Cumbayá
- AV25 x Emelec
- La Cantera de Pastaza x Técnico Universitario
- La Paz x Universidad Católica
- Manta 1 x 3 Deportivo Cuenca
Cabe lembrar que esta fase do torneio, assim como as oitavas e as quartas de final serão realizadas em jogos únicos, sempre com a equipe de pior divisão/colocação atuando como local. Caso haja empate, o vencedor será conhecido nos pênaltis. As semifinais serão a única etapa com jogos de ida e volta. Os ganhadores decidirão o título em partida única e campo neutro.
A última edição da Copa Equador foi em 2022. O campeão foi o Independiente del Valle, que ganhou a final contra o 9 de Octubre. Em 2023 o torneio aconteceu, por falta de dinheiro por parte da FEF. O campeão de 2024 representará o país na Copa Libertadores da América de 2025 com a denominação de “Equador 4”, além de ganhar um prêmio no valor de 340 mil dólares.
Leia+