
Enquanto Ceuta já conquistou acesso à segundona antecipadamente, Grupo 1 vai à última rodada indefinido
A 37ª e penúltima rodada da “Primera RFEF” 2024/2025, nome oficial da terceirona do futebol espanhol, chegou ao fim e o Grupo 1 segue indefinido. Com isso, apenas o Ceuta, campeão antecipada do Grupo 2, já conquistou o acesso à segundona da próxima temporada.
A jornada colocou frente a frente os dois primeiros colocados do Grupo 1., no estádio El Toralín, em Ponferrada. Precisando de um empate para subir antecipadamente, o Cultural Leonesa saiu na frente logo aos dois minutos, gol de Luis Chacón. No entanto, no segundo tempo, já na reta final veio a reação do Ponferradina. Álvaro Bustos empatou aos 37 minutos. Quando os visitantes já comemoravam o acesso, Vicente Esquerdo, aos 50, fez o gol da vitória de virada da equipe anfitriã: 2 x 1.
Com o resultado, o Cultural Leonesa segue com 64 pontos ganhos, na primeira posição, enquanto o Ponferradina foi a 62 e se manteve na briga para ser subir diretamente à segundona. Na rodada decisiva, o Cultural Leonesa jogará por um empate em casa contra o FC Andorra, e o Ponferradina visitará o Sestao River (15º). Por levar a melhor no confronto direto, a equipe do Reino de León tem a vantagem caso haja igualdade em pontos ao fim do campeonato.
Real Sociedad B e FC Andorra, com 59, estão garantidos nos play-offs. Gimnàstic, com 56, e Celta de Vigo Fortuna, com 53, lutam pela última vaga. O Gimnàstic receberá o Arenteiro (12º) e o Celta Fortuna irá encarar a Real Sociedad B nos domínios do adversário.
Na luta contra o rebaixamento, muita emoção. Barcelona Atlètic (42), Gimnástica Segoviana (41) e Amorebieta (38 pontos) já caíram. O lanterna veio esta temporada da Segunda Divisão e já amarga outra queda. .Cinco clubes lutam para fugir dos outros dois postos de descenso: Lugo e Unionistas de Salamanca, com 46, Sestao River e Osasuna Promesas, com 45, e Real Unión, com 44 pontos ganhos.
Com Ceuta já garantido na segundona, clubes para o play-off também estão definidos
No Grupo 2, o Ceuta empatou em casa contra o Yeclano (14º), por 0 a 0, e chegou aos 67 pontos ganhos. O clube da cidade situada na margem africana da desembocadura oriental do estreito de Gibraltar retornará à segundona espanhola depois de 44 anos.
O Real Murcia ficou no 0 a 0, fora de casa, contra o Sanluqueño (15º), e está com 61 pontos. Os murcianos estão garantidos nos play-offs, assim como o Ibiza, terceiro, com 60, após o 0 a 0 como visitante contra o Atlético de Madrid B. Ao golear, como mandante, o Real Betis B, por 4 a 1, o Antequera (58) também se classificou, assim como o Mérida (57), que bateu o Recreativo Huelva, nos domínios do adversário, por 1 a 0, definindo antecipadamente o grupo,
Por outro lado, o Intercty, com apenas 32 pontos somados, ganhou a companhia do Recreativo Huelva (37) na queda à “Segunda RFEF” (quarta divisão). Restam três lugares. Estão na luta para fugir: Villarreal B (46), Real Betis B (46), Yeclano (43), Sanluqueño (43), Marbella (43), Alcoyano (41) e Fuenlabrada (40 pontos).
Como são os quatro acessos à segundona espanhola?
Os 40 clubes estão divididos em dois grupos. Segundo o regulamento, após as 38 rodadas previstas, o primeiro colocado de cada um garante o acesso à segundona na próxima temporada. Segundo, terceiro, quarto e quinto colocados dois dois grupos disputarão um play-off. Após duas fases, os dois que sobrarem estarão promovidos. Por outro lado, os cinco últimos (do 16º ao 20º) sofrerão o rebaixamento à “Segunda RFEF” (quarta divisão espanhola).