Cruz Azul leva o bi da Copa por México
Competição de pré-temporada no México aconteceu durante o mês de dezembro, com quatro sedes
Dez clubes mexicanos participaram da segunda edição de um torneio de pré-temporada conhecido como Copa por México ou também Copa Sky.
Após turno único, o Cruz Azul (campeão em 2021) terminou em primeiro lugar no Grupo A, ficando à frente de Pumas UNAM, Toluca, América e Necaxa. Já o Chivas Guadalajara foi o primeiro colocado do Grupo B, seguido por Tigres UANL, Santos Laguna, Atlas e Mazatlán.
Cruz Azul bateu o Chivas Guadalajara na decisão
Na final, o Chivas Guadalajara, único com 100% de aproveitamento, perdeu para o Cruz Azul, que também estava invicto, pelo placar de 2 a 0, em pleno estádio Akron, em Guadalajara.
Mais ofensivo, o time local foi melhor no primeiro tempo, mas não aproveitou as chances criadas e esbarrou no ótimo sistema defensivo do adversário.
Os dois gols saíram no segundo tempo. Em um contra-ataque, Alexis Gutiérrez inaugurou o marcador aos 20 minutos, num chute indefensável para o goleiro Miguel Jiménez. Depois, aos 40, o uruguaio Gonzalo Carneiro, ex-São Paulo, em mais um contra-ataque, fechou a conta.
Cruz Azul vence três e empatou outros dois jogos
Assim, o Cruz Azul repetiu o feito de 2021 e mais uma vez levou o título do torneio. Ao todo foram cinco jogos, com três triunfos e dois empates, marcando sete gols (um a mais que o Chivas) e levando apenas três (melhor defesa).
Na estreia na fase de grupos, empate por 0 a 0 contra o Necaxa. Em seguida, vitória por 2 a 1 sobre o Pumas UNAM (gols de Carlos Rotondi e Rodrigo Cruz). Depois empatou por 1 a 1 contra o Toluca (gol marcado por Edgar Gutiérrez). Por fim, em confronto direto pela classificação, ganhou por 2 a 1 do América (gols de Carlos Rotondi e Michael Estrada). Por fim, o triunfo decisivo diante do Chivas Guadalajara (2 x 0).
Foto: Site oficial do Cruz Azul