Costa Rica: Herediano vence Alajuelense na ida da final
om dois gols de Allan Cruz, Herediano fez 2 a 0 e pode até perder por um gol na volta para ficar com o título
Campeão da Supercopa 2024 da Costa Rica, o Herediano está perto de mais uma título nacional este ano. Na partida de ida da grande final do “Torneo Apertura” da Primeira Divisão do Campeonato Costarriquenho, realizada no estádio Carlos Alvarado, em Santa Bárbara, o time da casa venceu a Liga Deportiva Alajuelense por 2 a 0.
Coube ao meia Allan Cruz fazer os dois gols do duelo. Ele inaugurou o marcador aos 37 minutos do primeiro tempo, de cabeça, ao subir mais que o goleiro Leonel Moreira. Depois fechou a conta já nos acréscimos, aos 47 minutos da segunda etapa. O jogador retornou ao clube após sua passagem pelo Cincinnati, na MLS, em 2023.
Assim, o Herediano, quarto colocado na fase regular, porém campeão do mata-mata, inclusive eliminando a própria Alajuelense nas semifinais (2 x 0 e 2 x 2), agora pode até perder por um gol de diferença que ainda assim conquistará o seu quarto título de “Apertura” na história.
Por outro lado, a LDA, atual vice-campeã nacional (o Deportivo Saprissa conquistou os últimos quatro títulos) precisará golear no jogo de volta, agendado para a próxima sexta-feira (27), no estádio Alejandro Morera Soto, em Alajuela. Se vencer por dois gols, haverá decisão nos pênaltis.
Desde agosto de 2021 que a Alajuelense não goleia o Herediano, em casa. Na ocasião aplicou 4 a 1 no adversário. De lá para cá, cinco vitórias, quatro empates e duas derrotas como mandante contra o rival.