Coritiba ficou com o título da Série B do Brasileirão mesmo sem ter o melhor do primeiro ou segundo turno
A Série B do Campeonato Brasileiro de 2025 conheceu seu campeão. Com uma vitória por 2 a 1 sobre o já rebaixado Amazonas, em Manaus, o Coritiba conquistou a segunda divisão pela terceira vez em sua história. As outras foram em 2007 e 2010.
O Coxa abriu o placar aos 38 minutos do primeiro tempo, com o colombiano Sebastian Gómez, de voleio, aproveitando assistência de Lucas Ronier, pelo lado direito. Iury Castilho ampliou o marcador aos 44, depois de passe de Dellatorre. O árbitro anulou o gol, mas, após análise no VAR, voltou atrás e confirmou o tento. Logo aos quatro minutos da etapa complementar, em jogada entre dois jogadores que entraram no intervalo, Castrillón lançou para Luan Silva completar com um chute na diagonal e descontar para os mandantes.
Coritiba venceu a Série B, mas fez a pior campanha da história
Com o triunfo, o time paranaense terminou com 68 pontos ganhos. Apesar da taça e o acesso à elite, o elenco comandado pelo técnico Mozart Santos teve a pior campanha de um campeão na Série B nacional. No total, o Coritiba venceu 19 jogos, empatou 11 (sendo nove por 0 a 0) e perdeu oito. Foram 39 gols marcados e 23 sofridos. O time coxa-branca terminou a Série B entre os piores ataques da competição.
Curiosamente, a equipe paranaense não venceu nenhum dos dois turnos do certame e teve uma trajetória como mandante abaixo das expectativas: somente a 10ª melhor performance jogando em seus domínios (nove vitórias, oito empates e duas derrotas). O Coritiba foi o segundo colocado tanto no primeiro quanto no segundo turno. Na primeira parte do campeonato, o time somou 35 pontos (10 vitórias, cinco empates e quatro derrotas). Na segunda, contabilizou 33 pontos (nove vitórias, seis empates e quatro derrotas).