“Dois Mundiais?” Copa Intercontinental pode voltar em 2018. Entenda
Como disse o presidente da CONMEBOL, Alejandro Domínguez, as negociações com a UEFA estão avançadas
Uma história cheia de nostalgia. O presidente da CONMEBOL, Alejandro Domínguez, anunciou na tarde desta quarta-feira (03/05) que a partir de 2018, a volta da Copa Intercontinental, que foi realizada nos anos de 1960 e 2004, com o campeão da Copa Libertadores e da Liga dos Campeões da Europa. “Eu não descarto que será realizado na China”, disse a autoridade do futebol continental.
Esta final será disputada na forma de partida única e um local neutro, antes do início da temporada do futebol europeu, ou seja, em agosto do próximo ano. “Estamos negociando para que os campeões da Libertadores e da Sul-Americana possam enfrentar os campeões da Europa e Liga Europa”, disse Dominguez no programa de futebol da Rádio Monumental do Paraguai.
Resta apenas para resolver o problema das datas e localização, para receber a aprovação oficial das autoridades. “Há uma aceitação da UEFA e poderia ser em sede única, com data para agosto do próximo ano e agora está sob processo de preparação”, disse o site D10.
Assim, a idéia é que as quatro equipes farão finais paralelas, com o fim de reediatar o troféu durante anos deu as equipes o título de campeão mundial, antes do Mundial de Clubes da FIFA. O evento foi realizado desde 1980 em território japonês (Tóquio e Yokohama), e teve sua versão mais recente com o triunfo do Porto de Jose Mourinho sobre o Once Caldas da Colômbia em 2004.
Até aquele ano, havia uma paridade total entre equipes da América do Sul e da Europa, com um saldo de 22 títulos para o primeiro e 21 para o último. Milan, Real Madrid, Peñarol, Boca Juniors e Nacional ganharam em três ocasiões.
Note-se que a FIFA nunca deu status oficial para esta competição.