Copa do Rei: Osasuna e Barcelona saem na frente
Partidas de ida das semifinais da Copa do Rei terminaram com o mesmo placar
A sétima fase da Copa do Rei da Espanha 2022/2023, as semifinais, com quatro clubes na disputa, todos da elite do país., teve suas partidas de ida realizadas.
Destaque para o ‘El Clásico’ entre Real Madrid e Barcelona, disputado no estádio Santiago Bernabéu, em Madri, e que terminou com vitória dos visitantes por 1 a 0.
Jogando em casa e com o apoio da torcida, o Real demonstrou maior ímpeto ofensivo, enquanto o Barça, acuado, tentava escapadas em velocidade pelo meio.
Mesmo desfalcada de dois de seus principais jogadores, Lewandowski e Pedri, a equipe catalã que pulou na frente aos 26 minutos do primeiro tempo. Após erro de Camavinga, Ferrán Torres tocou para Kessié ganhar na corrida de Militão e finalizar. Courtois defendeu, mas no rebote, a bola bateu no próprio Militão e entrou. A jogada foi anulada por impedimento de Kessié, mas após checagem do VAR, o gol foi validado, visto que o jogador estava em posição legal.
Jogando em casa, no estádio El Sadar, na cidade de Pamplona, o Osasuna derrotou o Athletic Bilbao por 1 a 0. O único gol da partida foi marcado pelo marroquino Abde, aos dois minutos do segundo tempo, em um chute cruzado para bater o goleiro Julen Agirrezabala.
Finalistas sairão apenas em abril
É a primeira vez que navarros e vizcaínos se enfrentam em semifinais, enquanto madridistas e azulgranas foram rivais em 2019, com classificação do Barça.
Em função do Mundial de Clubes, o calendário do torneio foi modificado. Assim, a volta das semifinais acontecerá entre os dias 4 e 6 de abril. A final está marcada para o dia 6 de maio, no estádio de La Cartuja, na Andaluzia.
Copa do Rei da Espanha teve quatro campeões diferentes nas últimas edições
Com 31 títulos, o Barcelona é o maior vencedor da Copa do Rei, seguido pelo Athletic Bilbao, que tem 23. Nas últimas quatro edições, foram quatro campeões diferentes: Valencia (2018/19), Real Sociedad (2019/20), Barcelona (2020/21) e Betis (2021/22).
O Real Madrid, dono de 19 troféus, não levanta a taça desde a temporada 2013/14. O Osasuna jamais foi o campeão do torneio e chegou à final apenas em uma oportunidade.
Imagem: Site oficial do FC Barcelona