Com ajuda, Norris vence corrida sprint da F1 no Brasil
Piastri liderava etapa da F1, mas jogo de equipe fez com que abrisse mão da vitória em favor do companheiro de equipe
A temporada com mais grandes prêmios na história da F1 teve neste sábado (2) a corrida sprint do GP do Brasil, em Interlagos (SP).
Conforme já havia sido mencionado por Oscar Piastri na véspera, o final teve um vencedor favorecido, após uma prova marcada por tensão e equilíbrio entre os quatro primeiros colocados.
O pole Piastri largou bem e se manteve na ponta por várias voltas, para desespero do companheiro de McLaren, Lando Norris, que reclamou pelo rádio da falta de parceria do australiano.
Norris conseguiu se manter em segundo e queria logo autorização para trocar de posição com Piastri, que ficava sempre mais de um segundo à frente, impedindo que o companheiro usasse o DRS.
Na volta 18, o tricampeão Max Verstappen finalmente ultrapassou Charles Leclerc, para tomar a terceira posição. Com três voltas para o fim, Nico Hulkenberg teve um problema com o carro e precisou abandonar.
Antes de o safety car virtual ser acionado, enfim Lando Norris ultrapassou Oscar Piastri. Na última volta, já com bandeira verde, ainda houve tempo para Verstappen tentar um ataque a Piastri, que conseguiu manter a dobradinha da McLaren.
Com a vitória, Norris chegou a 323. Punido com cinco segundos por ultrapassar o delta de velocidade do safety car virtual, Verstappen caiu para quarto e agora tem 367 – a distância entre os dois caiu para 44 pontos. Leclerc mantém a terceira posição com 297. Oscar Piastri continua em quarto lugar, com 258. Carlos Sainz agora tem 244, fechando o G-6.
No campeonato de construtores, a McLaren viu sua vantagem na liderança aumentar. A equipe chegou a 581 pontos, ficando 34 à frente da Ferrari. A Red Bull tem 518.