Colômbia volta à final da Copa América 23 anos depois
Foto: Conmebol
Colômbia derrota o Uruguai por 1 a 0, mesmo jogando com um a menos desde o primeiro tempo, pela semifinal da Copa América de 2024
A Copa América de 2024, com sede nos Estados Unidos, teve o fim da sua semifinal na noite desta quarta-feira (10). No Bank of America Stadium, em Charlotte, a Colômbia ganhou do Uruguai por 1 a 0.
Era um duelo de invictos. A seleção colombiana contou com a sexta assistência de James Rodríguez, que tem tudo para ser eleito o craque da competição, para vencer os uruguaios. Aos 39 minutos do primeiro tempo, o craque do São Paulo bateu escanteio na cabeça de Jefferson Lerma, que mandou para as redes.
Nos acréscimos, Daniel Muñoz acertou uma cotovelada em Manuel Ugarte, levou o segundo amarelo e foi expulso. Assim a etapa final foi de muita pressão dos uruguaios. A melhor chance veio aos 26 minutos, quando Luis Suárez, livre na área, acertou a trave.
Após o apito final, confusão começou entre os jogadores em campo e que depois foi parar nas arquibancadas. Lamentável!
Assim, a Colômbia vai a sua primeira final de Copa América desde 2001, quando foi campeã em casa (único título). Em mais um duelo de invictos, enfrentará a Argentina, atual campeã, domingo (14), às 21h (de Brasília), no Hard Rock Stadium, em Miami. Já o Uruguai continua sem chegar à final desde 2011.
Vivendo um grande momento, a seleção colombiana completou 28 partidas de invencibilidade (22 vitórias e seis empates). Portanto não perde desde fevereiro de 2022.