Colombe consegue título histórico em Camarões
O Colombe venceu o Victoria United e conquistou a Supercopa de Camarões pela primeira vez
Em jogo único da decisão da Supercopa de Camarões, oficialmente chamada de “Trophée des Champions”, o Colombe venceu o Victoria United pelo placar de 2 a 1, no Stade Mbappe Leppé, na cidade de Douala.
O Pássaro do Sul, campeão da Copa dos Camarões nesta temporada, saiu na frente com Zacharie Yene Arthur. Contudo, a equipe do presidente Valentine Nkwain, campeã do campeonato camaronês, empatou através de Nathan Douala. Só que o Colombe du Dja et Lobo levaria a melhor. Patrick Victoire Handzongo entrou em campo aos 28 minutos para ser o herói do título nos acréscimos. Aos 47 minutos, ele marcou o gol que definiu o marcador.
O atacante do Colombe, Yvan Mvondo, foi eleito o melhor em campo. O Victoria United teve uma baixa durante a partida, com a perda de seu principal artilheiro, Richmond Nji, que sofreu uma séria lesão no joelho. Ele saiu de maca do campo e transportado para o hospital por meio de uma ambulância.
Assim, o Colombe conquistou um título inédito. Em abril, o Victoria United havia sido campeão camaronês também pela primeira vez. Por sua vez, o Colombe du Dja et Lobo terminou em quarto lugar. No entanto, na Liga dos Campeões da África desta temporada, o campeão de Camarões caiu logo na primeira fase preliminar, com duas derrotas por 1 a 0 para o Samartex, de Gana.
A partida abriu a temporada do futebol camaronês, parado há oito meses. As outras edições da Supercopa de Camarões teve os seguintes finalistas:
Temporada / Vencedor / Vice-campeão
2023 / Cotonsport / Fovu Club
2022 / Bamboutos / Cotonsport
2019 / Stade Renard / UMS de Loum