Chile: Colo-Colo é coroado campeão de forma dramática

 Chile: Colo-Colo é coroado campeão de forma dramática

Foto: ANFP

Colo-Colo empata fora de casa, mas vê Universidad de Chile também tropeçar como mandante

A 30ª e última rodada do Campeonato Chileno definiu o seu novo campeão, com muita emoção e dramaticidade. O líder Colo-Colo não venceu o lanterna Copiapó, porém se beneficiou do tropeço da vice-líder Universidad de Chile.

Os dois jogos foram disputados simultaneamente. O Cacique entrou com uma vantagem de dois pontos sobre a U, que forçaria uma partida de desempate se vencesse e o adversário empatasse. No Chile não há critérios de desempate.

Como o time albo visitava o já rebaixado Copiapó, muitos acreditavam que seria um jogo simples. No entanto, foi um final de campeonato de tirar o fôlego.

Um gol rápido de Maximiliano Guerrero, logo aos três minutos de bola rolando, colocou a Universidad de Chile à frente no marcador contra o Everton, no estádio Nacional, em Santiago. E assim permanecia o marcador até o intervalo.

No segundo tempo, aos 27 minutos, o uruguaio Federico Martínez empatou para o Everton. Contudo, apenas um minuto depois, Felipe Reynero colocou o Copiapó à frente, deixando a Universidad de Chile a apenas um gol do título. Coube ao veterano Arturo Vidal garantiu o empate para o Colo-Colo, aos 35 minutos.

A partida em Copiapó terminou alguns minutos antes, o que significou que os atletas não puderam comemorar até que as notícias chegassem de Santiago. No estádio Nacional, o VAR anulou um gol do argentino Leandro Fernández  devido a uma falta controversa no lance anterior, impedindo que um desempate ocorresse. Matías Zaldivia e Marcelo Morales foram expulsos aos 45, deixando a U com dois a menos.

Este é o 34º título do Colo-Colo, clube mais vencedor do futebol chileno. A Universidad de Chile garantiu vaga na Libertadores após quatro anos de ausência. O Deportes Iquique, terceiro colocado, disputará a Pré-Libertadores. O Huachipato, campeão de 2023, terminou em 11º lugar. Cobreloa e Copiapó foram rebaixados.

 

Vinicius Fernandes Batista

Brasileiro mais apaixonado pela Espanha que pelo Brasil.

Related post

Leave a Reply