Charles Leclerc vence GP da Itália de F1
Leclerc e Ferrari acertam na estratégia, fazendo uma só parada e escuderia volta a vencer em casa após cinco anos
A temporada de 2024 da F1, com um número recorde de grandes prêmios na história, teve, no circuito de Monza, na Itália, sua 16ª etapa.
O monegasco Charles Leclerc, da Ferrari, fez grande corrida e com uma estratégia diferente venceu com o australiano Oscar Piastri, da McLaren, em segundo lugar. A última vitória da Ferrari em casa havia sido em 2019.
Companheiro de equipe de Piastri, o inglês Lando Norris, que havia conquistado a pole position, largou mal mais uma vez, perdeu algumas posições durante a prova, mas conseguiu uma recuperação no final e terminou no pódio, em terceiro lugar.
A dupla da Red Bull não conseguiu grande desempenho. O holandês tricampeão Max Verstappen ficou em sexto e o mexicano Sergio Pérez terminou em oitavo. Estreante, o argentino Franco Colapinto terminou num honroso 12º lugar.
Carlos Sainz, Lewis Hamilton, George Russell, Alexander Albon e Kevin Magnussen — mesmo tomando dez segundos de punição — fecharam a zona de pontos.
Veja o resultado final do GP da Itália de F1:
1 – Charles Leclerc (Ferarri)
2- Oscar Piastri (McLaren)
3- Lando Norris (McLaren)
4- Carlos Sainz (Ferrari)
5- Lewis Hamilton (Mercedes)
6- Max Verstappen (Red Bull)
7- George Russel (Mercedes)
8- Sergio Pérez (Red Bull)
9 – Alexander Albon (Williams)
10- Kevin Magnussen (Haas)
11- Fernando Alonso (Aston Martin)
12- Franco Colapinto (Williams)
13- Daniel Ricciardo (AlphaTauri)
14- Esteban Ocon (Alpine)
15- Pierre Gasly (Alpine)
16- Valterri Bottas (Alfa Romeo)
17- Nico Hulkenberg (Haas)
18- Zhou Guanyu (Sauber)
19- Lance Stroll (Aston Martin)
20- Yuki Tsunoda (AlphaTauri)
O próximo GP será o do Azerbaijão, marcado para o dia 15 de setembro, no Circuito Urbano de Baku, às 8h (de Brasília).
Max Verstappen (HOL) lidera com 303 pontos contra 241 de Lando Norris (GBR). Charles Leclerc (MON) foi a 217. Oscar Piastri (AUS), a 197. Carlos Sainz (ESP), a 184. Lewis Hamilton (ING), a 164. Sergio Pérez (MEX), a 143. George Russell (ING) fecha o G-8, com 128.
No campeonato de construtores, a Red Bull é a líder, com 446 pontos, seguida cada vez mais de perto pela McLaren, agora com 438. A Ferrari tem 407 e a Mercedes, 292.