Ceuta volta à segundona espanhola 44 anos depois

Ceuta retorna à Segunda Divisão após 44 anos de ausência, além de coroar-se campeão do Grupo 2 da “Primera Federación” antecipadamente

Pela 36ª rodada da “Primera RFEF” 2024/2025, nome oficial da terceirona do futebol espanhol, o Ceuta bateu o Fuenlabrada por 2 a 1, em pleno estádio Fernando Torres, na cidade de Fuenlabrada.

Yago Cantero abriu o placar logo aos nove minutos. De pênalti, o nigeriano Omoigui, aos 37, empatou ainda antes do intervalo. Contudo, no final do segundo tempo, aos 42 minutos, Víctor Corral, que havia entrado em campo aos 40, fez o gol da vitória dos visitantes.

Com o resultado, o Ceuta conquistou seu quarto triunfo seguido, chegou aos 66 pontos ganhos e assegurou não só a primeira posição do Grupo 2, como o acesso à Segunda Divisão. Assim, o clube da cidade situada na margem africana da desembocadura oriental do estreito de Gibraltar retornará à segundona espanhola depois de 44 anos.

O Real Murcia ficou no 0 a 0, em casa, contra o Antequera, e está com 60 pontos. Mesmo que vença seus dois compromissos restantes e o Ceuta perca, ficará atrás no primeiro critério de desempate, o confronto direto. Pelo menos, os murcianos estão garantidos nos play-offs, assim como o Ibiza, terceiro, com 59. Antequera (55), Mérida (54), Sevilla Atlético (52), Atlético de Madrid B (52) e Real Madrid B (50) e Algeciras (49 pontos) brigam pelas duas vagas restantes. Por outro lado, o Intercty, com apenas 29 pontos somados, é o primeiro rebaixado à “Segunda RFEF” (quarta divisão).

No Grupo 1, o Cultural Leonesa fez 2 a 1, em casa, no Barakaldo, e viu o Ponferradina perder por 3 a 2, fora, para a Real Sociedad B. Assim, abriu cinco pontos de vantagem e está a um ponto do acesso.

O Cultural Leonesa lidera com 64 pontos ganhos, contra 59 de Ponferradina e FC Andorra. A Real Sociedad B chegou a 58. Gimnàstic (55), Zamora (52), Bilbao Athletic (51), Celta de Vigo Fortuna (50), Ourense (50) e Tarazona (50) disputam as demais vagas nos play-offs. Na parte de baixo, o Amorebieta, com somente 35 pontos somados, já está rebaixado. O clube veio esta temporada da Segunda Divisão.

Os 40 clubes estão divididos em dois grupos. Segundo o regulamento, após as 38 rodadas previstas, o primeiro colocado de cada um garante o acesso à segundona na próxima temporada. Segundo, terceiro, quarto e quinto colocados dois dois grupos disputarão um play-off. Após duas fases, os dois que sobrarem estarão promovidos. Por outro lado, os cinco últimos (do 16º ao 20º) sofrerão o rebaixamento à “Segunda RFEF” (quarta divisão espanhola).

Leia+

Cai o último invicto na terceirona espanhola

Compartilhe

Deixe um comentário

Publicidade
Relacionados
Guadalajara Segunda RFEF
Definidos os cinco primeiros acessos na "Segunda RFEF"
LaLiga-Logo
LaLiga 24/25 tem campeão com duas rodadas de antecedência
Foto: FC Barcelona
Barcelona é o campeão da LaLiga 24/25
Foto: Deportivo Alavés
Alavés manda Las Palmas para a segunda divisão
Categorias
Publicidade

Basquete

Beach Soccer

Fórmula 1

Futebol

Futsal

Games

Especiais

NFL

Seleção

Tênis

UFC

Vôlei