Celta e Valencia abrem a 2ª rodada da LaLiga 24/25
Celta estreou com vitória de virada e Valencia foi derrotado pelo Barcelona, em pleno Mestalla, na LaLiga 24/25
O embate entre Celta e Valencia abre a segunda rodada da temporada 2024/2025 da LaLiga, nome oficial do Campeonato Espanhol. O jogo ocorre na tarde desta sexta-feira (23) às 14h (horário de Brasília), no estádio Balaídos, em Vigo.
O Celta, comandado por Claudio Giráldez, começou com uma vitória de virada sobre o Alavés, por 2 a 1, também em casa, com o veterano capitão Iago Aspas sendo o herói. Desde a temporada 2020/2021 não termina no top dez da LaLiga, e vem lutando contra o rebaixamento ultimamente.
O treinador não poderá contar com os lesionados lateral-esquerdo sérvio Mykhailo Ristych e o meio-campista americano Luka de la Torre. Além disso, Claudio Giráldez excluiu Kevin Vázquez, Unai Núñez, Franco Servi e Tadeo Aliende do elenco para a partida. O objetivo é conseguir negociá-los antes do fechamento da janela internacional, dia 1º de setembro. O veterano goleiro Guaita, de 37 anos, retorna e deve ser o titular contra seu ex-clube.
O Valencia também estreou em casa na LaLiga 24/25, mas perdeu para o Barcelona por 2 a 1, curiosamente também de virada, em pleno Mestalla. Enfrentando uma crise financeira há anos, os Ches” não conseguem segurar jogadores-chave e são forçados a confiar na base ou em jogadores que não interessam aos mais endinheirados. Ainda assim, o técnico Ruben Baraja, ex-jogador do clube, vem mantendo a equipe competitiva e conseguiu o único reforço desejado: Luis Ríos, do Alavés.
O treinador ainda tem as lesões do goleiro Jaume Doménech, do zagueiro central Mouctar Diakhaby, do lateral-esquerdo e capitão José Luis Gayà e dos meio-campistas Fran Pérez e Sergi Canós.
Celta x Valencia – Prováveis escalações
Celta: Guaita; Manquillo, Starfelt, Domínguez; Hugo Álvarez, Damián, Fran Beltrán, Mingueza; Iago Aspas, Swedberg e Douvikas.
Valencia: Mamardashvili; Thierry, Mosquera, Yarek, Jesús Vázquez; Pepelu, Javi Guerra, Almeida; Diego López, Rafa Mir e Hugo Duro.
No total, são 138 confrontos na história, com ampla vantagem do Valencia, que venceu 67 e perdeu 36, além de 35 empates. Na última temporada, porém, foram dois empates na La Liga (0 x 0 e 2 x 2), e, pela Copa do Rei, triunfo do Celta por 3 a 1, em pleno Mestalla.
A sexta-feira ainda terá mais uma partida, entre Sevilla e Villarreal, às 16h30 (de Brasília), no estádio Ramón Sánchez Pizjuán, em Sevilha. As duas equipes estrearam com um empate por 2 a 2. O Sevilla diante do Las Palmas, fora, e o Villarreal, em casa, contra o Atlético de Madrid. Nos últimos quatro duelos em casa, o time andaluz não perdeu para o Submarino Amarelo.
Leia+
Villarreal e Atlético de Madrid empatam no complemento da jornada inaugural