Na última rodada, Celta de Vigo, Rayo Vallecano e Osasuna disputavam uma vaga na Liga Europa e outra na Conference League 25/26
A 38ª e última rodada da LaLiga 24/25, nome oficial do Campeonato Espanhol, teve jogos importantes neste sábado (24). Celta de Vigo, Rayo Vallecano e Osasuna disputavam duas vagas nas competições europeias da próxima temporada. O sétimo colocado faria companhia ao Real Betis na Europa League (a Liga Europa) e o oitavo participará da Uefa Conference League.
O Celta venceu o Getafe por 2 a 1, de virada, em pleno estádio Coliseum, em Getafe, região de Madri. Borja Mayoral abriu o placar logo aos 11 minutos, porém aos 25, Borja Iglesias empatou. Os visitantes chegaram ao triunfo no segundo tempo, aos 35 minutos, através do ídolo Iago Aspas. O Geta ainda perdeu Domingos Duarte, aos 45, por expulsão.
Aos 37 anos de idade, mais uma vez Iago Aspas foi decisivo, marcando o seu décimo tento no campeonato. Ele jogou quase toda a vida no Celta (exceção a duas temporadas, no Liverpool e no Sevilha), somando mais de 500 jogos e 200 gols pela equipe galega.
O Celta ocupou a sétima colocação, com 55 pontos somados, e volta às competições europeias, depois de ter chegado às semifinais na Liga Europa de 2016/17.
Rayo disputará uma competição europeia pela 2ª vez em sua história
Com isso, Rayo Vallecano e Osasuna brigaram pela oitava posição. Jogando em casa, no estádio de Vallecas, também na região de Madri, o Rayo completou uma invencibilidade de cinco jogos, mas não saiu do 0 a 0 contra o Mallorca.
Sorte que o Osasuna também empatou, no estádio de Mendizorroza, em Vitoria-Gasteiz, contra o Alavés: 1 x 1. Os dois gols saíram no segundo tempo. Carlos Vicente, de pênalti, abriu o placar aos 11 minutos. Aos 43, Raúl García igualou para o time de Pamplona, mas a virada não veio.
Como o Rayo tinha vantagem no confronto direto (3 x 1, em casa, e 1 x 1, fora), o fato de ambos terminarem com 52 pontos ganhos o favoreceu, deixando o Osasuna sem chances para ir à Europa. O Rayo Vallecano, cujo torcida fez muita festa após o apito final, tem apenas uma participação em competições europeias. Foi hás 24 anos (temporada 2000/01), na então denominada Copa UEFA.