CBf divulga novidade na Série B

CBF
Foto: CBF

CBF, com maioria dos clubes a favor, definiu que apenas campeão e vice subirão diretamente para a elite do Brasileirão

A Série B do Campeonato Brasileiro de 2026 conheceu seu regulamento e sua tabela nessa sexta-feira (6), através de publicação oficial da CBF (Confederação Brasileira de Futebol). Com 17 clubes a favor e apenas três contra, haverá mudança no regulamento da competição.

O campeonato terá início no dia 20 de março, com a última rodada marcada para o dia 14 de novembro. Após as 38 rodadas (turno e returno), apenas campeão e vice garantirão um lugar na elite do futebol brasileiro em 2027.

Novidade no regulamento deste ano, os clubes que terminarem entre o terceiro e o sexto lugar disputarão uma fase de playoffs, marcados para os dias 21 e 28 de novembro, com jogos de ida e volta. Caso haja empate nos dois jogos, ou uma vitória para cada time, com igualdade no saldo de gols, as equipes de melhor campanha sobem. Não haverá decisão por pênaltis.

Dos 20 participantes, somente Sport (que caiu em 2025), Náutico (que subiu em 2025) e Fortaleza (que caiu em 2025) foram contrários à proposta. A ideia não partiu da CBF, mas sim de Mário Marroquim, presidente do CRB, em outrubro de 2025.

No final da reunião, a CBF anunciou que criará um grupo de trabalho para analisar e discutir a redução de rebaixamentos e acessos para três. Assim, os clubes votarão em duas propostas: caem três da elite e sobem campeão e vice da B, além do “vencedor” do playoff, que passaria a ter duas fases (como na Inglaterra e na Espanha). Ou além dos três rebaixamentos haveria ainda um playoff entre o quarto e o quinto da B e o vencedor enfrentaria o 17º colocado da Série A para definição da última vaga na elite, como acontece na Alemanha, por exemplo.

Veja a primeira rodada da Série B, divulgada pela CBF:

  • Botafogo (SP) x Fortaleza (CE)
  • Novorizontino (SP) x Londrina (PR)
  • Athletic (MG) x Ponte Preta (SP)
  • Operário (PR) x Atlético (GO)
  • Ceará (CE) x São Bernardo FC (SP)
  • Goiás (GO) x América (MG)
  • Avaí (SC) x Juventude (RS)
  • Náutico (PE) x Criciúma (SC)
  • Cuiabá (MT) x Sport (PE)
  • Vila Nova (GO) x CRB (AL)

Compartilhe

Deixe um comentário

Publicidade
Relacionados
Rafael Puridade
Rafael Puridade avalia campanha do Galícia
Anderson Magrão quer a classificação do Brasiliense
Anderson Magrão projeta duelo decisivo pela classificação
campeão
Campeão maranhense sai neste domingo (1)
Catarinense
Catarinense tem finalistas definidos
Categorias
Publicidade

Basquete

Beach Soccer

Fórmula 1

Futebol

Futsal

Games

Especiais

NFL

Seleção

Tênis

UFC

Vôlei