Campanha histórica: Vitória SC avança na Conference League
O sonho continua: Vitória de Guimarães avança invicto na Conference League
Com o fim da fase de “Liga” da Conference, os oito primeiros colocados avançam diretamente para as oitavas de final. Nesta fase, o Vitória SC se junta a equipes como Fiorentina, Rapid Wien, Djurgarden, Lugano, Legia Warszawa, Cercle Brugge e, talvez a grande favorita do torneio, o Chelsea. No entanto, apenas portugueses e ingleses seguem invictos na competição.
O momento dos Conquistadores é especial e remonta há temporada 2023/24 da Liga Portugal, quando estabeleceram um recorde de pontos e garantiram a vaga na Conference League. Mesmo com a saída de um dos grandes destaques da equipe na temporada, Jota Silva, para o Nottingham Forest, o Vitória manteve o mesmo padrão de jogo, sem perder a intensidade que caracteriza sua trajetória.
De triunfo a Vitória
Até alcançar a fase final da competição, o Vitória de Guimarães teve que passar por três mata-matas, e o fez com grande êxito. A equipe venceu o Floriana, de Malta (0-1/4-0), o Zurich, da Suíça (0-3/2-0), e, por fim, o Zrinjski, da Bósnia e Herzegovina (3-0/0-4). Com isso, avançou com a melhor campanha entre as equipes que disputavam a vaga.
Na fase de Liga, os Conquistadores se saíram ainda melhor. Disputaram seis jogos – três em casa e três fora – contra equipes diferentes em cada rodada, e, mesmo assim, fizeram uma campanha impecável, com quatro vitórias e dois empates. Permaneceram invictos na competição, terminando em segundo lugar, atrás apenas do também invicto Chelsea.
Em números, o Vitória marcou 13 gols e sofreu apenas 6. Porém, ao considerar as fases de classificação, os minhotos fazem uma campanha ainda melhor que a do próprio Chelsea: em três jogos de mata-mata, não sofreram gols e marcaram 17! Até agora, totalizam 30 gols em 12 jogos, com uma média impressionante de 2,5 gols por partida. São números que evidenciam a grandeza dos “vimaranenses”.
Rui Borges e o apuramento
Em tom de desabafo, o treinador do Vitória de Guimarães, Rui Borges, comentou o desempenho da equipe no empate por 1 a 1 contra a Fiorentina. Ele destacou o apoio incondicional dos adeptos durante a partida e celebrou a classificação para a próxima fase da competição. O técnico aproveitou a ocasião para lembrar que, além do trio de gigantes do futebol português, também há outros grandes, como o Vitória SC:
“Dignifica, acima de tudo, o clube que representamos, merece esta representação, merece este louvor por tudo que temos feito, merece esta caminhada feliz que temos tido aqui na Liga Conferência. Engrandece também o país, percebe-se que não existe só o FC Porto, Benfica e Sporting, existem outras grandes equipas como o Vitória, por isso, acima de tudo é isso, engrandece-nos a nós e ficamos muito felizes por entrar na história do clube e de uma cidade tão especial”
Próxima fase
Os possíveis adversários do Vitória de Guimarães, conforme os regulamentos da UEFA, são os clubes classificados entre o 15º e o 18º lugar na tabela. Bétis, Heidenheim, Gent e Copenhague ocupam essas posições e se enfretam em um play-off, é deste grupo que sairá o próximo confronto, Vale destacar que o Vitória SC ainda não enfrentou nenhuma dessas equipes nesta edição do torneio.
Esportes Mais no Instagram
Esportes Mais no Facebook