Brasileiro dá vitória ao San Antonio Bulo Bulo no Boliviano

 Brasileiro dá vitória ao San Antonio Bulo Bulo no Boliviano

Foto: Divulgação/FBF

Temporada de 2024 do futebol boliviano tem dois torneios com formato distinto e uma final entre os campeões no fim do ano

Pela sexta rodada da ‘Liga Tecno’, nome oficial do segundo campeonato boliviano da temporada 2024 da ‘División Profesional’, a elite do futebol boliviano, o Jorge Wilstermann perdeu para o San Antonio Bulo Bulo, em pleno estádio Félix Capriles, em Cochabamba: 0 x 1.

Coube ao brasileiro Neto Acará (ex-Cianorte/PR), logo aos dez minutos do primeiro tempo, fazer o gol que definiu o triunfo dos visitantes, comandados por outro brasuca, Thiago Leitão. Os mandantes poderiam ter empatado aos 49 minutos da etapa final, mas o uruguaio Rodrigo Amaral perdeu pênalti ao chutar forte no meio do gol e acertar o travessão.

Demais resultados: Universitario de Vinto 1 x 1 Real Santa Cruz, Royal Pari 2 x 1 Blooming, Real Tomayapo 2 x 0 Nacional Potosí, Gualberto Villarroel SJ 5 x 2 The Strongest, Independiente 2 x 1 Aurora, Bolívar 0 x 0 Always Ready e Oriente Petrolero 2 x 1 Guabirá.

Único invicto, o Bolívar lidera com 14 pontos ganhos, um a mais que o The Strongest. O Always Ready é o terceiro, com 11. Na parte de baixo, ainda sem vencer, estão Guabirá, com três, e Real Santa Cruz, que somou o seu primeiro ponto.

Como é a temporada 2024 do futebol boliviano?

Em 2024 houve um torneio, de fevereiro a maio, com os 16 clubes divididos em quatro grupos na primeira fase e os dois primeiros de cada avançando para o mata-mata, sempre em ida e volta. O campeão foi o San Antonio Bulo Bulo, garantindo um lugar na Copa Libertadores da América de 2025. O clube é o atual vice-campeão da segundona do país.

Agora, um campeonato de todos contra todos, em turno e returno (30 rodadas). O campeão também irá para a Copa Libertadores e o vice ficando com um lugar na Copa Sul-Americana do ano que vem. Depois haverá uma finalíssima nacional entre os campeões de ambas as competições para se conhecer o campeão boliviano de 2024.

Ao final da temporada, quem somar menos pontos no cômputo geral será rebaixado à segunda divisão. Já o penúltimo (15º) colocado enfrentará o vice-campeão da segundona em um play-off de permanência. Já os dois melhores no geral, que não tenham sido campeões, irão para a Libertadores. E os três seguintes para a Sul-Americana.

Esportes Mais no Facebook

Leia+

Federação define como será futebol boliviano em 2024

Vinicius Fernandes Batista

Brasileiro mais apaixonado pela Espanha que pelo Brasil.

Related post

Leave a Reply