
Jogando como mandante na Polônia, Dínamo de Kiev perdeu para o Pafos graças ao gol solitário do brasileiro Anderson Silva
O Pafos, do Chipre, surpreendeu o Dínamo de Kiev, da Ucrânia, no jogo de ida da terceira fase preliminar da Liga dos Campeões da UEFA 2025/2026. Vitória por 1 a 0, graças ao solitário gol do brasileiro Anderson Silva. O atacante de 33 anos foi revelado pelo Guaratinguetá e atuou pelo Guarani antes de ir para o exerior.
A partida aconeceu na Arena Lublin, na cidade de Lublin. Num duelo truncado e lento, as oportunidades foram escassas. A melhor chance dos mandantes veio no primeiro tempo, em chute de Vladyslav Dubinchak na trave.
Já na etapa final, Vanat caiu na área após contato com Derrick Luckassen. O árbitro Sandro Scharer marcou o pênalti, porém reverteu sua decisão após uma revisão do VAR.
Faltando apenas seis minutos para o fim, João Correia pegou a bola perdida em um escanteio afastado e partiu no contra-ataque. Já no campo do Kiev, encontrou Anderson Silva, que se livrou da marcação e chutou para estufar as redes e garantir o triunfo dos visitantes. Foi o seu primeiro gol na competição continental. Agora o brasileiro tem 60 jogos e 18 gols com a camisa do Pafos.
Pafos acertou com outro brasileiro para o restante da temporada
Mesmo com 55% da posse de bola, o Dínamo acertou o alvo apenas uma vez, contra cinco dos cipriotas, que fora de campo acertaram a contratação do veterano zagueiro David Luiz, de 38 anos e que estava no Fortaleza. Ele será o quinto brasileiro no elenco.
Assim, o Pafos, que eliminou o campeão israelense na etapa anterior, agora tem a vantagem do empate no estádio Stelios Kyriakides, na próxima semana, para continuar sua sonhada campanha de estreia na fase de liga da Uefa Champions League.