Brasileiro Alemão deixa Oviedo perto do retorno à elite
Alemão balança as redes, põe fim à sequência invicta do Espanyol e deixa Oviedo em vantagem na briga pelo acesso à elite espanhola de 2024/25
Neste domingo (16), o brasileiro Alemão decidiu o jogo de ida do playoff final da “LaLiga Hypermotion” 2023/2024, novo nome oficial da segundona espanhola. Graças a seu gol, o Real Oviedo venceu o Espanyol por 1 a 0, no estádio Nuevo Carlos Tartiere, na cidade de Oviedo, diante de 29.297 espectadores, seu maior público em toda a história.
Sexto colocado na fase regular, o time oviedista tenta voltar à Primeira Divisão quase 25 anos depois (a última vez foi na temporada 2000/01). A equipe da casa pôs fim à uma sequência de 18 partidas sem derrotas do Espanyol (sete vitórias e 11 empates).
Após um impressionante pré-jogo, incluindo Melendi cantando “Volveremos”, o Oviedo quis aproveitar o apoio maciço de seus torcedores e partiu para cima, mas faltava mais presencia na área adversária. Já os pericos não quiseram se expor e deixavam claro que consideravam o empate um bom resultado. Foram poucas chegadas ao ataque no primeiro tempo. A melhor chance do Espanyol foi um chute cruzado de Jofre Carreras. Já os mandantes tiveram uma arrancada de Alemão (ex-Internacional), que entrou na área, mas falhou diante de Joan García.
Alemão aproveita falha do goleiro e decide
Na volta do intervalo, os dois times resolveram atacar mais, principalmente os ‘azuis’, que sabiam que precisavam da vantagem. As mudanças feitas pelo técnico Luis Carrión começaram a dar resultado e a recompensa veio aos 27 minutos. Jaime Seoane cobrou uma falta lateral com muito veneno, Joan García teve que soltar a bola para não entrar na meta com ela e Alemão não desperdiçou o presente dado e chutou da entrada da pequena área, definindo o triunfo dos oviedistas. E quase veio o segundo. Centro de Dubasin e cabeçada certeira de Masca. Contudo, o VAR chamou o árbitro Arcediano Monescillo e o impedimento por centímetros anulou o tento mandante.
Acostumado à elite, de onde caiu na temporada passada, o Espanyol, que estava invicto desde a chegada de Manolo González, agora precisará vencer a partida de volta, que acontecerá domingo (23), no Stage Front Stadium, em Cornellá, Barcelona. Caso haja igualdade no placar global, haverá prorrogação, com vantagem do empate para os ‘pericos’, por terem melhor campanha.