Brasil conquista a Copa América de Futsal pela 11ª vez
Seleção brasileira termina com 100% de aproveitamento na CONMEBOL Copa América de Futsal e impede o bi da Argentina
Em jogo válido pela final da CONMEBOL Copa América de Futsal de 2024, com sede na COP Arena, na cidade de Luque, no Paraguai, o Brasil venceu a Argentina, pelo placar de 2 a 0.
Após turno único envolvendo dez seleções, as duas primeiras colocadas de cada avançaram para as semifinais. Além disso, garantiram vaga para a Copa do Mundo de Futsal, que será realizada em setembro deste ano, no Uzbequistão: Brasil, Venezuela, Argentina e Paraguai.
Adversário na final da Copa América de Futsal era a atual campeã
Ainda com 100% de aproveitamento e com cinco goleadas aplicadas nos cinco jogos anteriores, o selecionado brasileiro começou melhor na partida. Com as melhores ações ofensivas, principalmente com Pito, que quase abriu o placar em uma linda jogada com direito à caneta no adversário, mas que parou no travessão. Contudo, na sua segunda chance, ele não desperdiçou.
Depois do gol, a seleção argentina melhorou e começou a controlar o jogo, o que permaneceu na segunda etapa. Assim, o goleiro brasuca Roncaglio trabalhou muito. Nos minutos finais, já com o goleiro-linha para tentar furar o bloqueio adversário, os argentinos viram Rafa Santos aproveitar o gol vazio para chutar de longe, definir a partida e garantir o 11° título.
Assim, o Brasil, comandado por Marquinhos Xavier, terminou com seis vitórias, 26 gols marcados e apenas três sofridos. Na primeira fase, foi líder do Grupo B, após golear Bolívia (7 x 1), Uruguai (4 x 1), Peru (6 x 0) e Argentina (4 x 1). Na semifinal eliminou a Venezuela com uma vitória por 3 a 0.
“Só tenho a agradecer a todo mundo! Nós estávamos um pouco engasgados, já tínhamos perdido para a Argentina em três mata-matas. Então hoje nós merecíamos. Jogamos um pouco que nem eles, fizemos o gol e nos defendemos. Agora é comemorar que esse time merecia essa vitória, esse título. Quero agradecer a torcida que estava em casa, a minha família e a todos os brasileiros que acompanharam e estão apoiando nosso futsal” – disse Pito, ao site oficial da CBFS.