Borussia Dortmund: Resumo de 2016 e o que esperar em 2017

Perto de reiniciar a temporada na Alemanha, confira o resumo de 2016 e o que o fã aurinegro pode esperar do Borussia Dortmund em 2017

O ano de 2016 para o Borussia Dortmund com certeza não foi o pior ano possível, mas foi longe do melhor. Nenhum título e um começo difícil na nova temporada. Na primeira metade do ano, a finalização do segundo ano de Thomas Tuchel no comando do clube aurinegro, acabando a Bundesliga na segunda colocação e posicionando o time novamente na Champions League. Na Europa League, não chegou à semi-final por meros detalhes, decididos no talvez melhor jogo do ano, o 4 a 3 entre Liverpool e Borussia Dortmund no Anfield Road. Já na Pokal, chegou a final e ocorreu o esperado Der Klassiker, com vitória dos bávaros nos pênaltis por 4 a 3.

Borussia Dortmund
Aubameyang vem sendo um dos mais importantes no elenco aurinegro, votado como melhor jogador da primeira metade de 2016/17 (Foto: Divulgação / Borussia Dortmund)

 

Na segunda metade, o começo da temporada 2016/17 na Bundesliga foi difícil. Com um rendimento visto ser bem diferente na maior competição de futebol mundial, na qual pegou o grupo com o maior vencedor da história, o Real Madrid, além do polonês Légia Varsóvia e o português Sporting Lisboa.

Clique na imagem para acessar a página.

Além disso, confira a seguir uma revisão mais detalhada do ano aurinegro e o que se espera para o 2017 amarelo e preto:

Nos primeiros dois meses do ano, o clube não teve nenhuma derrota, de nove jogos, oito vitórias e apenas um empate, e não só na Bundesliga. Nesse período, o clube passou pelo o Stuttgart nas quartas de final da Copa da Alemanha e derrotou o Porto pela segunda vez na Europa League, indo assim para os últimos 16 times na competição. Na próxima fase, passou pelo Tottenham e se tornou o primeiro clube alemão a vencer no White Hart Lane. A primeira compra da janela do meio de verão já estava garantida desde essa época, Mikel Merino de apenas 19 anos, já estava certo de sair do Osasuna e ir para Dortmund em Julho.

Borussia Dortmund
Jogadores do Borussia comemoram gol contra Tottenham (Foto: Divulgação / SkySports)

 

Seguindo para o final da temporada, ocorre o dramático jogo contra o Liverpool. O jogo no Signal Iduna Park tinha sido 1 a 1, e agora as duas equipes se enfrentariam no Anfield para decidir quem iria para as semi-finais. O confronto ocorreu após um show das duas torcidas, com o famoso canto da torcida dos Reds “You’ll Never Walk Alone” como uma homenagem ao 27º aniversário da tragédia de Hillsborough. Essa foi a primeira derrota em 2016 dos aurinegros.

Borussia Dortmund
Imagem registra momento de um minuto de silêncio antes do início da partida (Foto: Divulgação / Borussia Dortmund)

Acabando a temporada, o Borussia Dortmund venceu na semi-final da Pokal o Hertha Berlin e passou para a final, onde foi derrotado nos pênaltis pelo Bayern de Munique. Na Bundesliga, só veio a perder na penúltima rodada, já sem esperanças de título e conformados com o vice. Na Supercopa da Alemanha, o Bayern venceu novamente, mas agora por 2 a 0.

Borussia Dortmund
Elenco do Borussia Dortmund agradece o apoio da torcida após derrota (Foto: Divulgação / Borussia Dortmund)

Na janela de transferências de verão, Zorc conseguiu confirmar os reforços: Marc Bartra, Ousmane Dembélé, Emre Mor, Sebastian Rode e Raphael Guerreiro. Além deles, o clube ainda contratou dois vencedores da Copa do Mundo de 2014, André Schürrle ex-Wolfsburg e Mario Götze que saiu do Bayern. A ida de Götze para o Borussia foi muito criticada pelos fãs, pela sua saída do clube no passado. Para a tristeza dos fãs aurinegros, essa janela contou também com a saída de jogadores importantes: Mats Hummels para o rival bávaro; İlkay Gündoğan para o Manchester City e Henrikh Mkhitaryan para o Manchester United.

Borussia Dortmund
O aurinegro fez muitas contratações após perder jogadores chaves na janela de verão

 

E assim, começa a temporada 2016/17. Na Bundesliga, perde na segunda rodada para o RB Leipzig, time que surpreendeu e montou um time competitivo para sua temporada. Junto a Bundesliga, deu-se início à Champions League. No primeiro jogo, 6 a 0 contra o Légia Varsóvia e depois, ainda sem Marco Reus, enfrentou o poderoso Real Madrid. O time conseguiu manter a invencibilidade em casa contra os Merengues, empatando no final do jogo em 2 a 2.

Borussia Dortmund
O Borussia conseguiu comemorar um difícil empate contra o Real Madrid (Foto: Divulgação / Borussia Dortmund)

Longe de ser um Outubro dourado, as duas únicas vitórias do Borussia Dortmund no mês foram nas copas. 2 a 1 contra o Sporting de Portugal na Alemanha e um embate contra o Union Berlin vencido nos pênaltis. Novembro já foi diferente, apenas uma derrota em cinco jogos e quatro vitórias. As mais importantes sendo na Champions League novamente contra o Sporting e contra o Légia, garantindo o acesso para a próxima fase, além da vitória em casa no primeiro Der Klassiker da temporada.

Borussia Dortmund
Jogadores do Dortmund comemoram vitória apertada em cima do Bayern de Munique (Foto: Divulgação / Borussia Dortmund)

Pra encerrar o ano, apenas uma vitória nos últimos 5 jogos. 4 empates, mas um deles sendo contra o Real Madrid no Santiago Bernabéu, algo que com certeza foi inesperado se analisado o desempenho na liga alemã, o 2 a 2 foi conquistado com gol de Marco Reus perto do fim do jogo.

O maior problema da atual temporada não é tático, técnico, ou falta de habilidade. A maior falha no time são as lesões, o número de jogadores que já se lesionaram atualmente está em 5, mas esse número já passou de 12. Muito apostam que o departamento médico seja o problema da equipe, mas o fato é que os desfalques são muitos e com certeza dificultam o trabalho de Thomas Tuchel, que é obrigado a improvisar jogadores ou usar reservas que não tem ritmo de jogo.

Além dos jogos, nesse ano também tivemos outros acontecimentos, infelizmente tristes. A morte de Alfred Schmidt, um ícone do clube de 81 anos, que passou por uma curta mas forte doença. E também a morte de um torcedor por ataque cardíaco durante a boa vitória do time em cima do Mainz 05. Esse homenageado pelas torcidas, pelo canto “You’ll Never Walk Alone”.

Borussia Dortmund
Torcedores homenagearam Aki Schmidt após sua morte (Foto: Divulgação / Trivela)

Para 2017, os torcedores e fãs aurinegros podem ter esperança, e talvez isso carregue o time até o final, pois o risco de não conseguir nada na temporada é real e tem que ser resolvido o mais cedo possível. O Borussia Dortmund volta aos campos nesse sábado, dia 21, fora de casa contra o Werder Bremen. Atualmente o Borussia é o sexto colocado com 27 pontos.

Clique na imagem para acessar o site

 

Compartilhe

Deixe um comentário

Publicidade
Relacionados
Rayo Vallecano
Rayo vai encarar Neman Grodno na Conference League
Liga Europa
Liga Europa tem Playoffs definidos
Liga dos Campeões
Definidos os Playoffs na Liga dos Campeões
Deportivo
Teresa Herrera fica com o Deportivo pela 26ª vez
Categorias
Publicidade

Basquete

Beach Soccer

Fórmula 1

Futebol

Futsal

Games

Especiais

NFL

Seleção

Tênis

UFC

Vôlei