Borussia Dortmund: Resumo de 2016 e o que esperar em 2017
Perto de reiniciar a temporada na Alemanha, confira o resumo de 2016 e o que o fã aurinegro pode esperar do Borussia Dortmund em 2017
O ano de 2016 para o Borussia Dortmund com certeza não foi o pior ano possível, mas foi longe do melhor. Nenhum título e um começo difícil na nova temporada. Na primeira metade do ano, a finalização do segundo ano de Thomas Tuchel no comando do clube aurinegro, acabando a Bundesliga na segunda colocação e posicionando o time novamente na Champions League. Na Europa League, não chegou à semi-final por meros detalhes, decididos no talvez melhor jogo do ano, o 4 a 3 entre Liverpool e Borussia Dortmund no Anfield Road. Já na Pokal, chegou a final e ocorreu o esperado Der Klassiker, com vitória dos bávaros nos pênaltis por 4 a 3.
Na segunda metade, o começo da temporada 2016/17 na Bundesliga foi difícil. Com um rendimento visto ser bem diferente na maior competição de futebol mundial, na qual pegou o grupo com o maior vencedor da história, o Real Madrid, além do polonês Légia Varsóvia e o português Sporting Lisboa.
Além disso, confira a seguir uma revisão mais detalhada do ano aurinegro e o que se espera para o 2017 amarelo e preto:
Nos primeiros dois meses do ano, o clube não teve nenhuma derrota, de nove jogos, oito vitórias e apenas um empate, e não só na Bundesliga. Nesse período, o clube passou pelo o Stuttgart nas quartas de final da Copa da Alemanha e derrotou o Porto pela segunda vez na Europa League, indo assim para os últimos 16 times na competição. Na próxima fase, passou pelo Tottenham e se tornou o primeiro clube alemão a vencer no White Hart Lane. A primeira compra da janela do meio de verão já estava garantida desde essa época, Mikel Merino de apenas 19 anos, já estava certo de sair do Osasuna e ir para Dortmund em Julho.
Seguindo para o final da temporada, ocorre o dramático jogo contra o Liverpool. O jogo no Signal Iduna Park tinha sido 1 a 1, e agora as duas equipes se enfrentariam no Anfield para decidir quem iria para as semi-finais. O confronto ocorreu após um show das duas torcidas, com o famoso canto da torcida dos Reds “You’ll Never Walk Alone” como uma homenagem ao 27º aniversário da tragédia de Hillsborough. Essa foi a primeira derrota em 2016 dos aurinegros.
Acabando a temporada, o Borussia Dortmund venceu na semi-final da Pokal o Hertha Berlin e passou para a final, onde foi derrotado nos pênaltis pelo Bayern de Munique. Na Bundesliga, só veio a perder na penúltima rodada, já sem esperanças de título e conformados com o vice. Na Supercopa da Alemanha, o Bayern venceu novamente, mas agora por 2 a 0.
Na janela de transferências de verão, Zorc conseguiu confirmar os reforços: Marc Bartra, Ousmane Dembélé, Emre Mor, Sebastian Rode e Raphael Guerreiro. Além deles, o clube ainda contratou dois vencedores da Copa do Mundo de 2014, André Schürrle ex-Wolfsburg e Mario Götze que saiu do Bayern. A ida de Götze para o Borussia foi muito criticada pelos fãs, pela sua saída do clube no passado. Para a tristeza dos fãs aurinegros, essa janela contou também com a saída de jogadores importantes: Mats Hummels para o rival bávaro; İlkay Gündoğan para o Manchester City e Henrikh Mkhitaryan para o Manchester United.
E assim, começa a temporada 2016/17. Na Bundesliga, perde na segunda rodada para o RB Leipzig, time que surpreendeu e montou um time competitivo para sua temporada. Junto a Bundesliga, deu-se início à Champions League. No primeiro jogo, 6 a 0 contra o Légia Varsóvia e depois, ainda sem Marco Reus, enfrentou o poderoso Real Madrid. O time conseguiu manter a invencibilidade em casa contra os Merengues, empatando no final do jogo em 2 a 2.
Longe de ser um Outubro dourado, as duas únicas vitórias do Borussia Dortmund no mês foram nas copas. 2 a 1 contra o Sporting de Portugal na Alemanha e um embate contra o Union Berlin vencido nos pênaltis. Novembro já foi diferente, apenas uma derrota em cinco jogos e quatro vitórias. As mais importantes sendo na Champions League novamente contra o Sporting e contra o Légia, garantindo o acesso para a próxima fase, além da vitória em casa no primeiro Der Klassiker da temporada.
Pra encerrar o ano, apenas uma vitória nos últimos 5 jogos. 4 empates, mas um deles sendo contra o Real Madrid no Santiago Bernabéu, algo que com certeza foi inesperado se analisado o desempenho na liga alemã, o 2 a 2 foi conquistado com gol de Marco Reus perto do fim do jogo.
O maior problema da atual temporada não é tático, técnico, ou falta de habilidade. A maior falha no time são as lesões, o número de jogadores que já se lesionaram atualmente está em 5, mas esse número já passou de 12. Muito apostam que o departamento médico seja o problema da equipe, mas o fato é que os desfalques são muitos e com certeza dificultam o trabalho de Thomas Tuchel, que é obrigado a improvisar jogadores ou usar reservas que não tem ritmo de jogo.
Além dos jogos, nesse ano também tivemos outros acontecimentos, infelizmente tristes. A morte de Alfred Schmidt, um ícone do clube de 81 anos, que passou por uma curta mas forte doença. E também a morte de um torcedor por ataque cardíaco durante a boa vitória do time em cima do Mainz 05. Esse homenageado pelas torcidas, pelo canto “You’ll Never Walk Alone”.
Para 2017, os torcedores e fãs aurinegros podem ter esperança, e talvez isso carregue o time até o final, pois o risco de não conseguir nada na temporada é real e tem que ser resolvido o mais cedo possível. O Borussia Dortmund volta aos campos nesse sábado, dia 21, fora de casa contra o Werder Bremen. Atualmente o Borussia é o sexto colocado com 27 pontos.