Bolivianos nas competições sul-americanas são definidos
Competições sul-americanas contarão com a mesma quantidade de clubes dos últimos anos e terão o sorteio da fase de grupos em março
Com o fim do Campeonato Boliviano apenas neste sábado (21), enfim foram conhecidos os últimos representantes do país nas competições sul-americanas de 2025.
A Conmebol realizou o sorteio da fase prévia da Copa Libertadores da América de 2025, que terá seis clubes na primeira etapa e 13 já garantidos na segunda.
O Blooming será quem enfrentará o El Nacional, do Equador. A estreia da ‘Academia Cruceña’ será em casa, no dia 6de fevereiro, tendo que decidir a vaga na etapa seguinte fora de seus domínios, no dia 13.
Se conseguir avançar, na segunda fase prévia, o Blooming irá encarar outro equatoriano, o Barcelona, mais uma vez decidindo fora de casa. O The Strongest já tinha o seu lugar garantido. Seu adversário será o Bahia, com a ida na altitude de La Paz e a volta na Arena Fonte Nova, em Salvador. A ida será no dia 19 de fevereiro e a volta, no dia 26.
Os potes foram definidos pela posição no ranking da entidade. A pré-Libertadores tem três fases, porém brasileiros e argentinos entram apenas na segunda e encaram dois confrontos de mata-mata para garantir um lugar na fase de grupos.
Na fase de grupos já estão garantidos o Bolívar, no Pote 2, e o San Antonio Bulo Bulo, no Pote 4, onde também estarão os dois classificados bolivianos, se conseguirem passar pelas fases prévias. O sorteio da fase de grupos será no dia 19 de março, e a bola rola a partir de 2 de abril. A final no dia 29 de novembro. Brasília é uma das postulantes a receber a decisão do título continental.
Na Sul-Americana serão quatro representantes bolivianos
Além das fases prévias da Copa Libertadores da América do ano que vem, a Conmebol realizou também em Luque, no Paraguai, o sorteio da fase preliminar da Copa Sul-Americana 2025. Todos os confrontos serão entre clubes de um mesmo país. Brasileiros e argentinos entram diretamente na fase de grupos.
Em jogos únicos, caso haja empate o classificado será conhecido nas penalidades máximas. A Chave 1 boliviana terá o Universitario de Vinto recebendo o Nacional Potosí, em Cochabamba. Na mesma cidade, o Aurora será mandante contra o GV San José.
Leia+
De forma épica, Botafogo conquista a sua primeira Libertadores