Beatriz Haddad Maia quebra tabu de 1976 com 8as em Wimbledon
Beatriz Haddad Maia faz oitavas em Wimbledon
Beatriz Haddad Maia conseguiu mais um feito extraordinária em sua carreira. A Brasileira, 13ª colocada do ranking derrotou a romena Sorana Cirstea e se tornou a primeira jogadora do nosso país a atingir as oitavas de finais desde Maria Esther Bueno em 1976.
O jogo
A temporada de grama que começou bem preocupante (lesão, derrotas e etc) não consegue explicar o bom desempenho da Bia em Wimbledon. Ano passado foi totalmente o inverso (indo bem nos torneios preparatórios. No entanto, para 2023, o tempo de treino e de descanso foram importantes para a Bia chegar longe em Wimbledon.
Ela enfrentou a romena Sorana Cirstea que é pedra no sapato da Bia, pelo menos no H2H que era antes do jogo de 4-1 para a adversária. Sorana, eliminou Jelena Ostapenko que tinha retrospecto ainda melhor contra a brasileira.
Dominância e atitude
Em quadra a Bia fez uma ótima partida, depois de duas viradas seguidas, ela entrou mais ligada e mais firme. Com golpes firmes e boa devolução, ela conseguiu abrir 3-0 logo no começo contra a Sorana. Mas chegou a tomar um sustinho quando foi quebrada, mas fechou em 6/2.
No segundo, também tranquilidade. Quebrou a romena, que estava sendo bastante agressiva. E conseguiu controlar o set até vencer novamente em 6/2. Um importante resultado rápido depois de duas maratonas, sem lembrar que ainda no sábado, Bia jogou duplas ao lado da Victória Azarenka. Com o resultado, ela já ganha 240 pontos e está subindo no live ranking para o 12º lugar.
Na próxima rodada, ela enfrenta a vencedora de Katie Boulter e Elena Rybakina. Essa última, campeã do Slam em 2023, e número 3 do ranking mundial. No entanto, perdeu os dois últimos e únicos duelo contra Bia.
Opinião
Beatriz conseguiu identificar o que fez de errado nos jogos passados e estava principalmente mais ligada nos pontos importantes. Sofrer, não é necessariamente ruim, mas isso vai gerando prejuízos físicos depois de um tempo, ainda mais que ela vem de lesão.
A campanha em Roland Garros claramente destravou a Bia em Slams, que agora entra cada vez mais ligada e no jogo. A atuação de hoje pressiona as adversárias e cria valor para ela, que agora que já chegou nas oitavas, pode quem saber sonhar novamente com uma semifinal ou até algo mais.