Baskonia vence e vai aos playoffs da Euroliga
Baskonia faz valer o mando de quadra, derrota o Virtus Bologna, da Itália, e agora fará duelo espanhol contra o Real Madrid na Euroliga
A fase de play-in da temporada 2023/2024 da Euroliga de Basquete Masculino começou mal para o Baskonia, único representante espanhol, que foi facilmente derrotado pelo Maccabi Playtika Tel Aviv por 113 a 85, em partida disputada na Stark Arena, na cidade sérvia de Belgrado, diante de 300 espectadores.
No entanto, na briga pela última vaga nos play-offs, os baskonistas receberam na Fernando Buesa Arena, em Vitoria, com 10.143 torcedores presentes, o Virtus Bologna, da Itália, que ganhou por 67 a 64, de virada, do Anadolu Efes, da Turquia, fora de casa.
Bem no ataque, o Baskonia, comandado pelo técnico Dusko Ivanovic, ganhou por 89 a 77, de virada. Após empate no primeiro tempo (21 x 22 e 20 x 19), o time da casa foi soberano no terceiro quarto (31 x 16) e apenas controlou a situação no último (17 x 20). Destaque para Markus Howard, que acertou oito bolas de três e terminou com 28 pontos. Sedekerskis (16) e Costello (19) também pontuaram bem. A equipe italiana teve cinco jogadores com dois dígitos nos pontos: Shengelia (16), Hackett (13), Belinelli (10), Lundberg (10) e Cordinier (10).
Agora, o Baskonia irá encarar o Real Madrid, atual campeão, nas quartas de final da competição europeia. Os dois primeiros jogos são com mando do Real, primeiro colocado na fase regular. Os dois seguintes em Vitoria. E o quinto, se necessário, novamente em Madri. Já o perdedor Virtus Bologna está eliminado.
Os outros duelos das quartas de final são Panathinaikos, da Grécia (2º) x (7º) Maccabi Tel Aviv, de Israel; Monaco, da França (3º) x (6º) Fenerbahce, da Turquia; Barcelona, da Espanha (4º) x (5º) Olympiacos, da Grécia. Os quatro classificados passam ao Final Four, com jogos únicos nas semifinais e na decisão do título.
Como é a Euroliga 2023/2024?
Eram 18 clubes na disputa da atual Euroliga. Após turno e returno (34 rodadas), os seis primeiros colocados garantiram vaga direta nos play-offs (Real Madrid, Panathinaikos, Monaco, Barcelona, Olympiacos e Fenerbahce). Do sétimo ao décimo foi necessário o play-in. Partizan (SER), Olimpia Milan (ITA), Valencia (ESP), Zalgiris Kaunas (LET), Bayern Munich (ALE), Estrela Vermelha (SER) e Asvel Villeurbanne (FRA) acabaram fora do mata-mata. Mesmo caso do lanterna Alba Berlin (ALE).