Barcelona e Osasuna são semifinalistas da Copa do Rei
Maior vencedor da Copa do Rei, Barcelona segue na briga por mais um título
A sexta fase da Copa do Rei da Espanha 2022/2023, as quartas de final, com oito clubes na disputa, todos da elite do país, e jogos únicos, teve início com duas partidas.
Num duelo entre dois campeões recentes, o Barcelona derrotou a Real Sociedad, no Camp Nou, na cidade de Barcelona, pelo placar de 1 a 0.
Dembelé, aos sete minutos do segundo tempo, fez o único gol da partida. Os visitantes poderiam ter empatado, mas desperdiçaram as várias chances criadas.
O time catalão teve um homem a mais durante boa parte do confronto por conta da expulsão de Méndez aos 40 minutos da primeira etapa, porém levou um susto em finalização de Kubo no travessão e contou com boas intervenções do goleiro Ter Stegen, no fim, para sair de campo classificado.
Será a 60ª participação do Barça nas semifinais, após 119 aparições na competição. Das 59 já disputadas, os blaugranas chegaram à final em 40 ocasiões.
Nessas 40 aparições na final, o Barcelona venceu 29. São 31 títulos ao todo porque a edição de 1910 foi decidida em formato de grupo e em 1913 o Barça foi direto para a final.
Osasuna derruba mais um time de Sevilha na atual Copa do Rei
No estádio El Sadar, na cidade de Pamplona, o Osasuna desclassificou o Sevilla, com um triunfo por 2 a 1, após empate por 1 a 1 no tempo normal e vitória por 1 a 0 na prorrogação.
Sétimo colocado no campeonato espanhol, o time navarro saiu na frente no segundo tempo, com Chimy Ávila, mas En-Nesyri, já nos acréscimos, igualou o marcador para os andaluzes. Na prorrogação, aos dez minutos do primeiro tempo, Abde fez o gol da classificação dos anfitriões.
É apenas a quinta vez que o Osasuna alcança as semifinais da Copa do Rei, a primeira desde 2004/05, quando chegou a sua única final, sendo vice-campeão. Nas oitavas de final, fora de casa, os ‘rojillos’ haviam eliminado outro clube de Sevilha, o atual campeão Betis, nos pênaltis.
Copa do Rei da Espanha teve quatro campeões diferentes nas últimas edições
O Barcelona é o maior vencedor da Copa do Rei, seguido pelo Athletic Bilbao, que tem 23. Nas últimas quatro edições, foram quatro campeões diferentes: Valencia (2018/19), Real Sociedad (2019/20), Barcelona (2020/21) e Betis (2021/22).
O Real Madrid não levanta a taça desde a temporada 2013/14, uma depois do último troféu conquistado pelo Atlético de Madrid.
Imagem: Federação Espanhola de Futebol