
Após dificuldades no primeiro tempo, Barcelona marca duas vezes depois do intervalo para conquistar vitória e título espanhol
A temporada 2024/2025 da LaLiga, nome oficial do Campeonato Espanhol, já tem o seu campeão. Nesta quinta-feira (15), finalizando a 36ª e antepenúltima rodada, o Barcelona levou a melhor sobre o Espanyol, no dérbi da cidade, realizado no RCDE Stadium.
Num primeiro tempo marcado pelo equilíbrio, mesmo com o Barça com mais posse de bola, mas encontrando dificuldades para furar o bloqueio defensivo adversário, os donos da casa foram mais perigosos. Na melhor oportunidade, aos 16 minutos, Javi Puado partiu em velocidade e chutou na saída de Wojciech Szczesny, que fez ótima defesa.
No segundo tempo, a joia Lamine Yamal apareceu para decidir a parada. Aos oito minutos, ele recebeu de Dani Olmo, levou da direita para o meio e da entrada da área, com a canhota, acertou um chutaço no ângulo do goleiro Joan García. Golaço do camisa 19 dos blaugranas.
A situação do Espanyol piorou aos 34, quando, após revisão do VAR, Leandro Cabrera foi expulso por uma cotovelada em Yamal. Já nos acréscimos, aos 50, Fermín López recebeu passe de Yamal e finalizou de primeira, cruzado, para fechar a conta.
Barcelona leva seu 28º título espanhol
Com o triunfo, o seu sexto seguido na competição, o Barcelona chegou aos 85 pontos ganhos e tem sete de vantagem para o Real Madrid, faltando apenas duas rodadas para o fim. Já o Espanyol, que perdeu pela quarta vez consecutiva, segue na 16ª colocação, com 39 pontos somados.
Desta forma, o Barça torna-se o campeão espanhol desta temporada. A campanha até aqui tem 27 vitórias, quatro empates e cinco derrotas, com 97 gols marcados e 36 sofridos. É o seu 28º título espanhol, oito a menos que o Real Madrid, maior vencedor. Apenas nove clubes conquistaram o Campeonato Espanhol, que é disputado desde 1929 e só foi interrompido entre 1937 e 1939, durante a Guerra Civil Espanhola.