Bahia vai à terceira fase preliminar da Libertadores
Foto: ECB
Após empate fora de casa na ida, Bahia meteu 3 a 0 no The Strongest, na volta da 2ª fase preliminar da Copa Libertadores da América de 2025
A Copa Libertadores da América de 2025 teve o início de seus jogos de volta da segunda fase preliminar nesta terça-feira (25). O Bahia ganhou do The Strongest, da Bolívia, por 3 a 0, na Arena Fonte Nova, em Salvador. O público total foi de 45.161 torcedores presentes, para uma renda de R$ 1.534.887,50.
Com o empate por 1 a 1 na ida, no estádio Hernando Siles, em La Paz, quem vencesse estaria classificado à terceira e última fase preliminar da competição continental.
O jogo começou tenso, mas aos poucos o time tricolor foi tomando conta das ações ofensivas. Ademir perdeu uma chance incrível ao chutar por cima, na frente do goleiro. Aos 37, João Lucas foi derrubado por Arrascaita dentro da área. Lucho Rodríguez cobrou o pênalti no meio do gol e abriu o placar. Para melhorar, aos 45, Jusino entrou forte em Lucho Rodríguez e foi expulso direto.
Com um a mais, o Bahia ampliou logo aos dois minutos do segundo tempo. Ademir recebeu de Erick Pulga e encheu o pé, sem chances para Banegas. O time dirigido por Rogério Ceni seguiu em cima, criando e perdendo chances. Aos 18, em nova assistência de Erick Pulga, Ademir invadiu a área e bateu rasteiro, no canto. Com a classificação garantida, o Bahia tirou o pé do acelerador e só administrou a posse de bola até o apito final do árbitro.
Boca está fora da Libertadores
Já o tradicionalíssimo Boca Juniors, da Argentina, está fora da Libertadores. Após perder por 1 a 0, fora, o time xeneize fez 2 a 1 no Alianza Lima, do Peru, no estádio La Bombonera, em Buenos Aires. Miguel Trauco (ex-Flamengo e Criciúma) abriu o placar aos logo aos cinco minutos, mas o veterano Hernán Barcos (ex-Palmeiras e Grêmio), aos 18, deixou tudo igual ainda na primeira etapa. No segundo tempo, Kevin Zenón colocou os argentinos novamente à frente aos 12 minutos. Assim, houve decisão de pênaltis. O goleiro Guillermo Viscarra brilhou ao defender a cobrança decisiva de Alan Velasco, garantindo a classificação dos peruanos por 5 a 4.
Outro classificado nos pênaltis é o Deportes Iquique, do Chile. O Independiente Santa Fe, da Colômbia, havia perdido por 2 a 1, fora de casa. Agora, na volta, ganhou pelo mesmo placar, no estádio Metropolitano de Techo, em Bogotá. Steffan Pino inaugurou o marcador com apenas seis minutos de bola rolando. Ewil Murillo empatou aos 14, ainda antes do intervalo. O gol da virada (e vitória) colombiana veio nos acréscimos do segundo tempo, através de Mafla, de cabeça, aos 52 minutos. No entanto, nas penalidades máximas, num show de erros, o Iquique ganhou por 2 a 1. Hans Salinas e Bryan Soto marcaram e Misael Dávila e César Fuentes perderam. Contudo, o goleiro argentino Leandro Requena defendeu duas cobranças. Pelo Santa Fe somente Angelo Rodríguez marcou. Ómar Albornoz, Lucas Ríos, Daniel Torres e Hugo Rodallega erraram.
Leia+
Bahia e Corinthians estreiam na Libertadores com empate fora de casa