Notícias

Futebol Brasileiro

Bahia e Ceará começam a decidir a Copa do Nordeste nesse sábado (1)

Bahia x Ceará

Imagem em destaque: No ano passado, o Bahia foi derrotado pelo Ceará na final da Copa do Nordeste — Foto: TIAGO CALDAS/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

Bahia encara o Ceará em mais uma final de Copa do Nordeste

Bahia e Ceará duelam nesse sábado às 16h em Pituaçu pela Copa do Nordeste, a partida é válida pela final do torneio e requer muita atenção. Dois grandes times, os dois que tem dominado o nordeste recentemente, os dois que disputam a Copa Sul-americana, os dois primeiros colocados do Grupo A na primeira fase.

É um confronto de muita tradição, decide a Copa do Nordeste pela terceira vez, se tornando o confronto com mais finais disputadas, assim como o BAVI, cada uma em três oportunidades. Mas nesses duelos, o Ceará sai rindo com mais força, já que em 2015 e 2020, levou a melhor sobre a equipe baiana. Mas o Bahia vem para sua quinta final de Copa do Nordeste nos últimos 7 anos, vencendo uma sobre o Sport, e sendo derrotado em duas para o Ceará e em outra para o Sampaio Correa.

Bahia com melhor ataque do país na temporada

O Esquadrão de Aço chega para essa partida com moral, já que vem de bons resultados recentemente, e uma mão boa para fazer gols. Na atual edição da Copa do Nordeste, marcou 20 gols, sendo o melhor ataque do torneio, o que reforça a moral da equipe tricolor, que vem de grande triunfo sobre o Guabirá por 5 a 0 na Copa Sul-americana. Contabilizando apenas a equipe principal tricolor, são 34 gols em 13 jogos, sendo uma média de 2,6 gols por partida.

Para a partida, o Bahia contará com retornos de jogadores importantes para a partida, sendo eles Gilberto, Rodriguinho e German Conti. Todos eles foram poupados da partida de terça-feira (27) contra o Guabirá. O tricolor aumentou ainda assim as opções para a partida, já que Thonny Anderson recém chegado, atuou bem contra o Guabirá, Gabriel Novaes estará disponível para a partida, Alesson e Marcelo Ryan chegam com moral, após fazerem dois gols cada na partida contra o time boliviano.

O tricolor derrotou o Fortaleza na semifinal no Castelão, a partida foi decidida nas penalidades máximas, Matheus Teixeira entrou e pegou dois pênaltis. O arqueiro tricolor também pegou penalidade na partida de terça contra o Guabirá.

Dado Cavalcanti sobre a partida:

– Eu estou muito satisfeito com a apresentação dos nossos jogadores em campo. A ideia está consolidada. Acho que o entendimento existe desde os defensores aos atacantes. Os quatro momentos do jogo, da organização ofensiva, é o nosso melhor momento. Temos margem para evolução na organização defensiva. Na transição ofensiva e defensiva podemos melhorar muito. Existe ainda um passo largo a ser dado, embora eu esteja satisfeito com relação as ideias. São muito claras, jogadores pensam junto comigo. Existe uma uniformidade, uma sintonia. Então, isso me deixa muito satisfeito para buscar a evolução em outros momentos.

– Título é título. Vencer campeonato é algo que qualquer profissional no futebol almeja. Não é diferente comigo, muito menos com o Bahia, clube que se acostumou a vencer títulos, a levantar troféus. Estou na mesma balada que meu clube, nas mesmas ambições que minha equipe. As mesmas paixões que o torcedor. Estou completamente envolvido. Esquecendo qualquer outra condição individual, qualquer aspecto pessoal. Hoje o envolvimento é na conquista que o Bahia merece e vamos buscar.

Ceará quer buscar o segundo título seguido da equipe

Se dissermos qual equipe chega com favoritismo para essa final é o Ceará. A equipe está em grande fase, invicta na Copa do Nordeste, primeiro colocado no Grupo A, líder do grupo na Sul-americana e venceu o Vitória nas semis da Copa do Nordeste. O atual campeão quer chegar repetindo o feito de 2020, quando derrotou o Bahia nas duas partidas em Pituaçu.

O time tem vários jogadores em boa fase, como Vina, meia que já teve passagem pelo time baiano, e o recém chegado Mendoza, atacante rápido e veloz que chegou do Amiens da França. A equipe cearense, no entanto, chega de longa viagem à Argentina, quando enfrentou o Arsenal de Sarandí. O resultado foi bom, mas poderia ser melhor, já que o Ceará teve as melhores oportunidades da partida, quase saindo com o triunfo.

Guto Ferreira, sobre o momento do clube

– Nossa equipe está começando a jogar contra escolas diferentes das que jogamos no Brasileiro. O grupo está tendo maturidade de assimilar o jogo, de competir de igual para igual. Acredito que embora o Arsenal tenha começado melhor, fizemos rapidamente a leitura da partida, soltamos o nosso jogo e controlamos o jogo. E a partir daí controlamos o Arsenal. Eles tiveram mais posse, mas nós criamos as melhores oportunidades – avaliou.

– Acho que o conjunto como um todo. A defesa, sólida mais uma vez. O ataque esteve perto de fazer. Foi a primeira partida das últimas sete que não fizemos gol. Acho que o meio trabalhou bem. Acho que a atitude da equipe foi muito condizente com a competição.

Ficha Técnica: Bahia x Ceará

Local: Pituaçu

Arbitagem: Antônio Dib Moraes

Data e horário: 1 de maio de 2021, 16h

Transmissão: Nordeste FC, Fox Sports, SBT para o Nordeste

Provável escalação Bahia: Matheus Teixeira, Nino Paraíba, German Conti, Luiz Otávio, Matheus Bahia; Patrick de Lucca, Daniel, Thaciano; Rossi, Rodriguinho e Gilberto.

Provável escalação Ceará: Richard; Gabriel Dias, Messias, Luiz Otávio, Bruno Pacheco; Pedro Naressi, Charles; Vina, Lima, Mendoza; Felipe Vizeu.

Esportes Mais

Facebook

Deixe uma resposta