Atlético Nacional e Tolima estão na final do Colombiano
Clubes que lideravam seus grupos antes da última rodada da fase de quadrangulares do Campeonato Colombiano ficaram fora da final
Chegou ao fim a fase de quadrangulares do Campeonato Colombiano, com a realização da sexta e última rodada, definindo os dois finalistas. Curiosamente, nos dois grupos quem liderava antes de a bola rolar ficou de fora da decisão do título.
Pelo Grupo A, o então líder invicto Millonarios ficou no empate por 0 a 0 contra o Deportivo Pasto. Também fora de casa, o Atlético Nacional não deu chances ao lanterna Independiente Santa Fe (dono da melhor campanha na fase regular), vencendo por 3 a 0.
Aos 16 minutos do primeiro tempo, Sarmiento abriu o placar, ampliado aos 31, por Morelos. Na segunda etapa, aos cinco minutos, Román decretou a goleada verdolaga.
Assim, mesmo invicto, o Millonarios, com 12 pontos ganhos, acabou ultrapassado pelo Atlético Nacional, que chegou a 13 e se garantiu na final. Deportivo Pasto, com sete, e Independiente Santa Fe, com apenas um ponto somado, já estavam sem chances de classificação.
No Grupo B, o Once Caldas perdeu para o Deportes Tolima, por 1 a 0, fora de casa, gol de Gil, aos 32 minutos do primeiro tempo. Já eliminado, o América de Cali fez 1 a 0 no Junior. Mosquera, aos 11 minutos da primeira etapa, deu a vitória ao time da casa.
Assim, o Tolima foi a dez pontos ganhos e é finalista. Once Caldas, com nove, Junior e América, com sete pontos somados, estão fora.
Campanhas dos finalistas do Campeonato Colombiano:
Atlético Nacional (sétimo colocado na fase regular) – 13 vitórias, seis empates e seis derrotas; 40 gols pró e 24 contra;
Deportes Tolima (quarto colocado na fase regular) – 13 vitórias, cinco empates e sete derrotas; 32 gols pró e 19 contra.
A partida de ida da final será na quarta-feira que vem, dia 18, com mando do Tolima. O campeão será conhecido no dia 22, em Medellín.