Atlético Nacional conquista Colombiano e vaga na Libertadores
Depois do título da Copa Colômbia, Atlético Nacional termina ano com mais um troféu e também vaga na fase de grupos da próxima Copa Libertadores da América
No jogo de ida da final do Campeonato Colombiano, Deportes Tolima e Atlético Nacional empataram pelo placar de 1 a 1, no estádio Manuel Murillo Toro, na cidade de Ibagué.
Agora, na volta, a equipe campeã da Copa Colômbia fez valer o seu mando de campo. Jogando no estádio Atanasio Girardot, em Medellín, os “verdolagas” resolveram a fatura ainda no primeiro tempo. Logo ao seis minutos, Alfredo Morelos (emprestado pelo Santos) recebeu de assistência de Andrés Román e estufou as redes. Aos 31, um contra-ataque letal. Após retomada da posse perto do meio-campo, Marino Hinestroza disparou para o ataque. Andrés acompanhou a corrida e ficou livre de marcação para receber em condições de finalizar cruzado e fechar a conta.
O Tolima ainda teve chance de diminuir aos 18 minutos do segundo tempo, mas Yeison Guzmán desperdiçou penalidade máxima, defendida por David Ospina. Assim, o Atlético Nacional, que não perde há 12 jogos como mandante (oito vitórias e quatro empates), conquistou o seu 18° troféu na elite colombiana.
Colombianos nas competições continentais em 2025:
Libertadores
COL 1 (fase de grupos): Atlético Bucaramanga (campeão do “Apertura”)
COL 2 (fase de grupos): Atlético Nacional (campeão do “Finalización”)
Colômbia 3 (fase prévia): Deportes Tolima (maior pontuação geral)
Colômbia 4 (fase prévia): Independiente Santa Fe (2ª maior pontuação geral)
Sul-Americana
COL 1: Millonarios (3ª maior pontuação geral)
COL 2: Once Caldas (4ª maior pontuação geral)
Colômbia 3: Junior (5ª maior pontuação geral)
Colômbia 4: América de Cali (6ª maior pontuação geral)
Após sorteio realizado pela Conmebol, os confrontos nacionais da 1ª fase, em jogos únicos, serão Once Caldas x Millonarios e Junior x América de Cali. Caso haja empate, pênaltis.