Atlético Mineiro e Cruzeiro duelam no jogo de ida da final do Campeonato Estadual

 Atlético Mineiro e Cruzeiro duelam no jogo de ida da final do Campeonato Estadual

Atlético Mineiro e Cruzeiro se enfrentam – Foto: Divulgação/Atlético

Galo precisa reverter situação, enquanto a Raposa joga por dois empates

Neste sábado (30) Atlético Mineiro e Cruzeiro se enfrentam às 16h30 (horário de Brasília) na Arena MRV, pelo jogo de ida da final do Campeonato Mineiro.

Como chega o Atlético Mineiro

Colocado como o grande favorito no início do Campeonato Estadual, o Atlético chega a final com a terceira melhor campanha da competição e busca o quinto título seguido do Campeonato Mineiro. Com o péssimo desempenho apresentado na fase de grupos da competição, a diretoria alvinegra resolveu demitir o técnico Felipão antes da grande final do Estadual. Com a demissão do treinador, o diretor de futebol do Atlético Victor Bagy agiu rapidamente, foi até a Argentina e acertou com o argentino Gabriel Milito como o novo comandante do Galo.

Atual tetracampeão Mineiro, o Atlético conquistou as edições de 2020, 2021, 2022 e 2023. Curiosamente em três delas sob o comando de argentinos. Em  2020 com Jorge Sampaoli, 2022 com Turco Mohamed e a terceira no ano passado com Eduardo Coudet. O novo comandante Gabriel Milito, também argentino busca conquistar o penta do Mineiro.

Como chega o Cruzeiro

Sem vencer o Campeonato Estadual desde 2019, o Cruzeiro teve a melhor campanha da fase de grupos da competição. Portanto, com dois empates a Raposa leva o título do Campeonato Mineiro. Em busca do 39° título do Estadual, o Cruzeiro tenta ampliar retrospecto positivo contra o Atlético no século. Em números gerais, desde 2001 o Cruzeiro derrotou o Atlético em 40 clássicos, enquanto o Atlético saiu vitorioso em 31 confrontos. Além disso, as equipes empataram por 27 ocasiões.

No comando técnico do Cruzeiro desde o dia 20 de dezembro de 2023, o argentino Nicolás Larcamón pode ser o pioneiro na história do clube . Isso porque o Cruzeiro nunca foi campeão do Mineiro com um estrangeiro no comando.

Retrospecto por estádio no século

  • Mineirão –  63 jogos  29 vitórias do Cruzeiro  16 vitórias do Atlético  18 empates
  •  Independência – 21 jogos 4 vitórias do Cruzeiro 11 vitórias do Atlético 6 empates
  •  Arena do Jacaré – 7 jogos 4 vitórias do Cruzeiro 2 vitórias do Atlético 1 empate
  • Arena MRV –  2 jogos 2 vitórias do Cruzeiro
  • Parque do Sabiá – 2 jogos 2 vitórias do Atlético
  • Ipatingão – 2 jogos 2 empates
  • Centenário ( Montevidéu) 1 jogo 1 vitória do Cruzeiro

    Escalações

  • Atlético :  Everson, Bruno Fuchs, Jemerson, Lemos, Arana, Battaglia, Zaracho, Igor Gomes, Scarpa, Paulinho e Hulk . Técnico : Gabriel Milito
  • Cruzeiro :  Rafael Cabral, Willian, Zé Ivaldo , João Marcelo e Marlon; Lucas Romero, Lucas Silva e Matheus Vital, Matheus Pereira, Arthur Gomes e Dinenno.  Técnico : Nicolás Larcamón

Esportes Mais

Yuri Vieira

Jornalista, 26 anos, Rádio 3VL, Ibirité-MG

Related post

Leave a Reply