Aston Villa fica próximo de quebrar um jejum de mais de 40 anos
Mesmo com derrota, Aston Villa é favorecido pelo quarto revés consecutivo do Tottenham e se aproxima do retorno à Liga dos Campeões da Europa
Chegou ao fim a 36ª rodada da “Premier League”, nome oficial do Campeonato Inglês, que tem os três primeiros colocados já garantidos na edição 2024-2025 da “Uefa Champions League”, a Liga dos Campeões da Europa.
O líder Arsenal goleou o Bournemouth, em casa, por 3 a 0. O vice-líder Manchester City, que tem um jogo a menos, meteu 5 a 1 no Wolverhampton, também em seus domínios. O Liverpool fez 4 a 2 no Tottenham, também como anfitrião.
Assim, o Arsenal lidera com 83 pontos ganhos, um a mais que o Manchester City. O Liverpool é o terceiro, com 78, e tem remotas chances de título.
Aston Villa depende apenas de si para chegar à Liga dos Campeões
Derrotado por 1 a 0, fora de casa, pelo Brighton e Hove Albion, o Aston Villa é o quarto colocado, com 67 pontos somados, sete a mais que o Tottenham, que tem um jogo a menos. A derrota em Brighton ocorreu devido ao gol do brasileiro João Pedro, de cabeça, aos 42 minutos do segundo tempo, após perder a cobrança de pênalti.
“Não conseguimos um bom resultado e não merecíamos mais. Não me importo com o Tottenham, continuamos dependendo de nós mesmos”, declarou o técnico espanhol do Aston Villa, Unai Emery, após a derrota de sua equipe.
Para o Tottenham foi a quarta derrota consecutiva no campeonato, depois das sofridas contra Newcastle, Arsenal e Chelsea. Essa sequência negativa parece relegá-los a disputar a Liga Europa na próxima temporada.
Por outro lado, o Aston Villa vê a Liga dos Campeões muito próxima, objetivo que não alcança desde a temporada 1982-1983, quando a competição continental ainda tinha outro nome.
Os quatro primeiros vão à Liga dos Campeões da Europa. O quinto garante vaga na Liga Europa. Newcastle (56 pontos), Chelsea (54) e Manchester United (54) ainda podem chegar à competição continental, pois estão com uma partida a menos.
O sexto lugar oferece uma vaga na próxima Conference League. Ou até mesmo na Liga Europa, caso o Manchester City vença a final da Copa da Inglaterra, no dia 25 de maio, contra o vizinho Manchester United.
Na parte de baixo, o lanterna Sheffield United (16 pontos ganhos e 100 gols sofridos) já caiu. O Burnley (24) precisa de um milagre para escapar. Luton Town (26) e Nottingham Forest (29), punido com a perda de quatro pontos, também estão ameaçados. Caem os três últimos colocados.