Após sorteio, segundona espanhola tem calendário divulgado

 Após sorteio, segundona espanhola tem calendário divulgado

Foto: LaLiga

Bola começa a rolar no dia 16 de agosto para a segundona espanhola e só termina no dia 22 junho de 2025

A ‘Real Federación Española de Fútbol’ anunciou o calendário da temporada 2024/2025 da Segunda Divisão espanhola, que mais uma vez terá 22 agremiações. Em relação a 2023/24 não estarão os promovidos Leganés, Real Valladolid e Espanyol, nem os descendidos Amorebieta, Alcorcón, FC Andorra e Villarreal B. No entanto, se incorporam os três rebaixados da elite (Cádiz, Almería e Granada), assim como os quatro que subiram da ‘Primera RFEF’ (terceirona nacional): Deportivo La Coruña, Castellón, Córdoba e Málaga.

Tudo leva a crer que será uma das mais atrativas Segundas de todos os tempos, sem um time B sequer e com 18 clubes que já passaram pela Primeira. O mais frequente é o Real Zaragoza, com 58 participações. Os únicos que nunca estiveram na elite são Mirandés, Racing de Ferrol, Eldense e Cartagena.

O calendário é assimétrico. Isto quer dizer que as partidas de cada rodada no turno serão totalmente diferentes no returno. A bola começa a rolar no fim de semana de 18 de agosto e terminará no dia 1º de junho de 2025. São 42 rodadas, sendo apenas duas no meio de semana, a 11ª e a 20ª. Os dois primeiros garantem o acesso à elite. A última vaga sairá após duas fases de play-offs, de 7 a 22 de junho.

Sem representantes pela primeira vez na história, na temporada passada, agora a Andaluzia conta com cinco representantes: Almería, Cádiz, Granada, Málaga e Córdoba. Sem madrilenhos e catalães, a Comunidad Valenciana aporta quatro: Eldense, Levante, Elche e Castellón. Possuem dois: Aragón (Huesca e Real Zaragoza), Galícia (Deportivo La Coruña e Racing de Ferrol), Astúrias (Oviedo e Sporting Gijón), Castilla y León (Burgos e Mirandés); e com um estão País Vasco (Eibar), Cantabria (Racing de Santander), Castilla La Mancha (Albacete), Región de Murcia (Cartagena) e Ilhas Canárias (Tenerife).

Jogos da rodada inaugural da segundona espanhola 24/25: 

Burgos x Cartagena, Cádiz x Zaragoza, Deportivo La Coruña x Oviedo, Elche x Huesca, Eldense x Tenerife, Racing Ferrol x Málaga, Granada x Albacete, Racing Santander x Almería, Eibar x Castellón, Mirandés x Córdoba e Sporting Gijón x Levante.

O clube que mais temporadas jogou a Segunda Divisão é o Real Murcia, com 53 participações, além de ser também o que mais vezes foi campeão: oito vezes. Dos que estão na disputa em 2023/2024, ninguém participou mais que o Tenerife, que vai para a sua 46ª.

Foto: Site oficial da RFEF

Vinicius Fernandes Batista

Brasileiro mais apaixonado pela Espanha que pelo Brasil.

Related post

Leave a Reply