Decisão: Barroso recebe o Tubarão para escapar da degola no Catarinense
Almirante precisa vencer o Tubarão e secar o Inter, que enfrenta o Avaí na Serra Catarinense
Na tarde deste domingo (23), às 16h, o Almirante Barroso enfrenta a equipe do Atlético Tubarão. Partida – decisiva para o time da casa – é válida pela última rodada do Campeonato Catarinense.
+ Confira a cobertura completa do Catarinense 2017
O confronto deste domingo significa vida ou morte para o Almirante. Vice-lanterna da competição, a equipe precisa vencer e torcer para o Inter de Lages, que joga no mesmo dia e horário, não vencer o Avaí, em Lages. Em caso de empate, o alviverde itajaiense ainda se salva com as derrotas do Leão Baio e do Metropolitano, que enfrenta o Figueirense.
Já assegurado na primeira divisão, e também na Série D do Campeonato Brasileiro, o Tubarão entra em campo sem muitos objetivos – a não ser pela marca individual do atacante Rentería: com 10 gols no Catarinense, o colombiano está há um gol do artilheiro Jonatas Belusso, do Brusque.
Confiança
Após muitos considerarem impossível a salvação do Barroso, o time sente que tem a chance da vida. Depois de perder para o Metrô e Criciúma, a equipe encaixou duas boas vitórias contra Brusque e Avaí, e entra em campo com a confiança lá no alto.
Renê Marques, técnico do Almirante, comentou sobre a fase do time:
Não é momento de tentar fazer algo que não foi feito até agora. Nós vamos continuar com os pés no chão. Temos trabalhado principalmente a parte psicológica dos atletas. Eles vêm de uma pressão gigante nas últimas semanas.
Buscamos fazer eles entenderem que o jogo contra o Tubarão é um jogo dificílimo, que nós temos que vencer para poder sonhar com essa permanência na Série A. Em todos os trabalhos da semana mostramos para eles a real situação. Não é justo nós fazermos o que fizemos até aqui, e no domingo não conseguir a vitória.
Os donos da casa terão apenas um desfalque. Trata-se do atacante Jefferson Paulista, que cumpre suspensão automática após receber o terceiro cartão amarelo. Em compensação, o experiente lateral Nei está de volta ao plantel, após também ter sido suspenso, na última partida.
Artilharia à vista
Pelo lado do Tubarão, que apenas cumpre tabela nesta última rodada, Rentería tem bons motivos para querer complicar a vida do Almirante. Há apenas um gol de encostar na artilharia do campeonato, o atacante promete entrar com tudo para alcançar sua marca.
Só tenho o que agradecer meus companheiros pelo meu momento. É um grupo bom. Temos mais um jogo e vamos buscar a vitória. Tem a questão da artilharia que eu ainda sonho, e vou buscar. Quero marcar nessa despedida pra, se der, encerrar o Catarinense como o goleador. É um objetivo individual que quero e vou brigar para alcançar.
Sobre a postura do Peixe neste jogo, o técnico Waguinho Dias seguiu o protocolo:
Vamos jogar como jogamos as últimas partidas, sempre com muito profissionalismo. Temos que honrar esta camisa para encerrar o campeonato com a vitória e deixar uma boa impressão.
Momento Palpiteiro
Pelo abismo que separa as motivações das equipes, o mais provável é que o Almirante Barroso vença a partida com certa tranquilidade, já que, em casa, o alviverde sempre tem mostrado sua qualidade. Este colunista apostaria em um placar de 3 a 1 favorável aos donos da casa.
Ficha Técnica – Almirante Barroso, Atlético Tubarão
Data: 23/04/2017
Hora: 16h, de Brasília
Local: Estádio Camilo Mussi, Itajaí-SC
Árbitro: Rodrigo D’Alonso Ferreira, auxiliado por Neuza Inês Back e Clair Dapper.