Alcorcón está de volta à segundona espanhola

Alcorcón derrotou Castellón de virada e voltou à Segunda Divisão uma temporada depois da queda
Com o fim da temporada regular da “Primera RFEF” 2022/2023, nome oficial da Terceira Divisão espanhola, dois clubes conquistaram o acesso à “LaLiga SmartBank” 2023/2024, a segundona do país: Amorebieta e Racing de Ferrol.
As outras duas vagas seriam conhecidas nos play-offs. Na primeira “final”, depois de empate por 0 a 0, na ida, o Alcorcón derrotou o Castellón por 2 a 1, de virada, no estádio Municipal de Santo Domingo, localizado em Alcorcón, Comunidade de Madrid.
Uma temporada depois de cair para a terceirona, e justamente na semana em que se cumpriu 13 anos do primeiro (e até então único) acesso do Alcorcón à Segunda Divisão, a equipe alfarera está de volta à “Divisão de Prata” do futebol espanhol.
Jesús de Miguel, aos 13 minutos, aproveitando rebote dentro da área, colocou os visitantes na frente. Ainda antes do intervalo, cada time teve uma grande chance, mas os goleiros apareceram bem. No segundo tempo, aos dez minutos, Addai acertou uma bomba de canhota, de fora da área, para marcar um golaço. Aos 16, Bustos cobrou escanteio e Castro apareceu como um raio para cabecear para o fundo das redes e dar a vitória de virada para os amarelos, novamente entre os 42 melhores do futebol espanhol.
Nos minutos seguintes, o Alcorcón se retraiu e formou um bloqueio defensivo, não permitindo que o Castellón criasse chance alguma de perigo. Já nos acréscimos, aos 49, o goleiro Alfonso Pastor foi expulso por empurrar Víctor García, deixando os visitantes com um a menos. Com isso, Pablo Hernández foi jogar no gol. Aos 51 veio o apito final.
O Alcorcón havia terminado em segundo lugar no Grupo I da “Primera RFEF”, perdendo a liderança nas últimas rodadas. Nas eliminatórias do play-off eliminou a Real Sociedad B, com um triunfo por 2 a 1, fora, e um empate por 1 a 1, em casa, conquistando a vaga para a final diante do Castellón.
Foto: Site oficial do Alcorcón