
Alavés faz 1 a 0 no Athletic Bilbao e ganha partida amistosa em homenagem a De Marcos
Em dérbi amistoso de pré-temporada, o Alavés venceu o Athletic Bilbao por 1 a 0, no estádio El Prao-Óscar de Marcos, diante de 1.800 espectadores, na cidade de Laguardia, município na província de Álava, comunidade autônoma do País Basco.
Antes de a bola rolar, homenagem ao lateral Óscar De Marcos, na localidade onde nasceu. “Estão juntas toda a minha trajetória como esportiva e como pessoa nom eu povoado, na Rioja Alavesa, com o Alavés e o Athletic, as duas equipes nas quais joguei. Um dia muito especial para mim”, declarou o lateral.
O duelo foi físico e bastante equilibrado. O gramado, que parecia bonito, foi se deteriorando. Ernesto Valverde colocou seus três jogadores de seleção em campo (Simón, Vivian e Sancet) e experimentou Unai Gómez na lateral esquerdo. Rincón, que vai ser emprestado ao Girona após a contratação de Areso, começou como titular. Já Berenguer, Yuri e Iñaki Williams não entraram em campo. No Alavés, Eduardo Coudet preservou Panichelli, que negocia sua saída ao Racing Estrasburgo, da França.
Era o primeiro teste do time albiazul. No primeiro tempo, o Athletic começou melhor, mas aos poucos o Alavés ficou perigoso e foi criando chances. Guridi chegou a balançar as redes aos 26 minutos, mas o gol foi anulado porque a bola saiu pela linha de fundo antes do cruzamento de Toni Martínez. A resposta do time de Bilbao veio na clássica jogada de Nico, trazendo a bola da esquerda para o centro e chutando no travessão.
Na segunda etapa, a intensidade do confronto prosseguiu, mas as ocasiões de gol foram raras. Coube a Diallo, jogador da base do Alavés, aproveitar assistência de Abde e estufar as redes. O Athletic ainda cresceu em campo, foi em busca do empate, mas perdeu chances com Izeta, Egiluz e Paredes, todas por falta de pontaria.
Alavés conquista troféu pela quinta vez seguida
Assim, a 23ª edição do “Trofeo Villa de Laguardia” vai para a capital alavesa. A quinta seguida. A 17ª na história. O Athletic Bilbao jamais foi campeão.
Alavés: Sivera; Tenaglia, Garcés, Mourinho, Otto; Blanco, Ibáñez, C. Vicente, Guridi, Pinillos; Toni Martínez.; Também jogaram Raúl Fernández, Maras, Diarra, Parada, Novoa, Guevara, Protesoni, Diallo, Abde, Mariano, Villalibre e Aragüés.
Athletic: Simón; Rincón, Vivian, Lekue, U. Gómez; Rego, Vesga; Navarro, Sancet, Nico; Guruzeta. Também jogaram Padilla, Ares, Egiluz, Paredes, Adama, Vencedor, Prados, Serrano, Canales, Izeta e Sannadi.
Leia+