Ala-Pivô francês Boris Diaw deixa a NBA e volta para França
Após 14 temporadas, o veterano da liga americana assina com o Levallois Metropolitans
O ala-pivô francês Boris Diaw está se despedindo da NBA nessa temporada. De acordo com o colunista Adrian Wojnarowski, da ESPN americana, o agente do atleta, Doug Neustadt confirmou a ida de Diaw para o Levallois Metropolitans, equipe da liga francesa de basquete.
Campeão da NBA, Diaw se despede com bons números
Com 35 anos, Boris Diaw esteve presente nas ultimas 14 temporadas da NBA. Draftado pelo Atlanta Hawks, em 2003. Com passagens pelo Phoenix Suns e pelo Charlotte Bobcats, foi no San Antonio Spurs que 3-D viveu os melhores momentos da carreira. Sendo o sexto homem da equipe foi destaque nas finais da NBA 2014, contra o Miami Heat. Com a equipe do Texas ele foi primordial para a conquista do seu quinto título da NBA.
Porém, as coisas passaram a ficar mais complicadas para Boris Diaw. Com constantes problemas de peso, o francês era bastante questionado pela imprensa americana. Chegaram a instalar uma máquina de café expresso no armário dele. Sem clima no Texas, o ala-pivô decidiu sair do Saint Antonio Spurs.
Nesta ultima temporada, Diaw assinou com o Utah Jazz, por uma temporada. Ao todo foram 73 partidas. Dessas, Boris esteve 17,6 minutos de quadra por jogo, com média de 2,2 rebotes, 2,3 assistências e 4,6 pontos por partida. A equipe de Salt Lake City fez boa campanha, avançando até a semifinal da Conferência Oeste, após derrotar o Los Angeles Clippers, nas quartas. Porém, os Jazz acabaram caindo para o Golden State Warriors.
Após o fim da temporada, Diaw aguardou o contato da diretoria do Utah Jazz para renovar o vínculo por mais uma temporada. Com a não renovação, chegou a ser ventilada uma possível contratação do ala-pivô pelo Toronto Raptors. Porém as conversas não evoluíram. Ao todo, Boris Diaw fez 1183 jogos na NBA. Foram 8,9 pontos, 4,4 rebotes e 3,5 assistências por partidas
Os valores da negociação com a equipe francesa ainda não foram oficialmente divulgados porém, inclui cláusulas especificas para as equipes da NBA e de outras equipes europeias.