Al-Ahli é o único 100% na Liga dos Campeões da Ásia
Principal competição do continente, Liga dos Campeões da Ásia copia Uefa e tem nova fórmula de disputa
A Liga dos Campeões da Ásia 2024/2025 teve a sua quinta rodada realizada neste meio de semana, com 12 jogos. São 24 participantes, divididos em dois grupos regionalizados. Após oito rodadas (quatro em casa e quatro fora) contra equipes da mesma chave, os oito primeiros de cada avançarão ao mata. O Al Ain, dos Emirados Árabes, é o atual campeão.
Oficialmente chamada de ‘AFC Champions League Elite 2024-25’, esta é a 43ª edição do principal torneio de futebol entre clubes da Ásia. Houve não só formato de disputa renovado, como também mudança na logomarca.
Após as oito rodadas, as oitavas de final serão em jogos de ida e volta, em março de 2025, dentro dos grupos regionalizados. A fase final (quartas, semifinais e decisão do título) será na Arábia Saudita, de 25 de abril a 4 de maio de 2025. O campeão garantirá vaga na próxima temporada do torneio continental. Além disso, se classificará para a Copa Intercontinental da FIFA de 2025 e também para o Mundial de Clubes da FIFA.
O Oeste tem três representantes da Arábia Saudita, três do Catar, dois do Irã, dois dos Emirados Árabes, um do Uzbequistão e um do Iraque. No Leste estão três do Japão, da China e da Coreia do Sul, um da Tailândia, da Austrália e da Malásia.
Apenas o Al-Ahli continua com 100% de aproveitamento na Liga dos Campeões da Ásia 24/25
O Al-Ahli, da Árabia Saudita, contou com dois gols do inglês Ivan Toney, vindo do banco de reservas, no segundo tempo, para vencer o Al Ain, dos Emitados Árabes, fora de casa, por 2 a 1. O paraguaio Alejandro Romero descontou nos acréscimos.
Ângelo marcou um dos gols do Al-Nassr, também da Arábia Saudita, na vitória sobre o Al Gharrafa, do Qatar, por 3 a 1, fora de casa. Zeca deu a vitória ao Shandong Luneng, da China, em seus domínios, por 1 a 0, sobre o Johor Darul Ta’zim, da Malásia. Na derrota do Al Shorta, do Iraque, para o Al Wasl Dubai, dos Emirados Árabes, por 3 a 1, Jonatas Santos abriu o placar e Fábio Lima (pênalti) marcou o segundo dos visitantes. Paulo Otávio impediu a derrota como mandante do Al Sadd, do Qatar, diante do Al-Hilal, da Arábia Saudita: 1 x 1. O Yokohama F Marinos, do Japão, em casa, venceu o Pohang Steelers, da Coreia do Sul, por 2 a 0, com gols de Yan Matheus e Anderson Lopes (pênalti).
Demais resultados da rodada da Liga dos Campeões da Ásia
Esteghlal 0 x 0 Pakhtakor Tashkent
Al Rayyan 1 x 1 Persepolis
Vissel Kobe 3 x 2 Central Coast Mariners
Ulsan Horang I 1 x 3 Shanghai Port
Provincial Electrical 0 x 3 Kawasaki Frontale
Gwangju 1 x 0 Shanghai Shenhua
No Leste, o Vissel Kobe, único invicto, continua isolado na ponta, com 13 pontos ganhos, um à frente do Gwangju. O Yokohama F Marinos foi a dez e o Kawasaki Frontale, a nove pontos. Por outro lado, o lanterna Ulsan Horang I ainda não pontuou. O Oeste tem o Al-Ahli agora na liderança isolada, com 15 pontos ganhos (100% de aproveitamento), dois a mais que Al-Hilal e Al-Nassr. Também invicto, o Al Sadd soma nove pontos e é o quinto colocado, atrás do Al Wasl, que foi a dez. Na lanterna aparece o Al Ain, com apenas um ponto conquistado.
Leia+
Sete gols brasileiros na rodada da Liga dos Campeões da Ásia