El Clasico: Confira os detalhes do grande jogo da semana

Em domingo de eleições no Brasil, El Clasico rouba a cena no mundo do futebol

Neste domingo (28), às 12h15min pelo horário de Brasília, ocorre o maior clássico do futebol mundial. De um lado o Barcelona, atual líder, do outro o Real Madrid, que vem em crise. O grande duelo será realizado no Camp Nou e é válido pela 10ª rodada do campeonato espanhol. Você pode acompanhar a partida pelo canal Fox Premium.

Ambas as equipes vem de vitória no meio da semana pela Champions, mas em momentos opostos na temporada. O Barça bateu a Inter de Milão por 2 a 0; o Real ganhou do Viktoria Plzen por 2 a 1. Pelo lado blaugrana, o time conseguiu se recuperar na última rodada do campeonato, com um 4 a 2 contra o Sevilla. Já os madridistas, podem chegar ao 5º jogo sem vitórias na Liga, tendo perdido três das últimas quatro partidas. Não bastasse só a sequência de derrotas, antes do último final de semana, no qual perdeu de 2 a 1, pro Levante, a equipe não marcava há 4 jogos, contabilizando quase 8 horas em branco, a maior seca da história do clube.

O jogo, infelizmente, será o primeiro em quase 11 anos sem a presença de Messi ou Cristiano Ronaldo. O português, como sabem, se transferiu para a Juventus e não disputará mais esse clássico. Enquanto isso, Messi, ainda se recuperando de lesão no braço, segue fora do time. Na ocasião, o Real ganhou no Camp Nou, por 1 a 0, com gol de Júlio Baptista. Para terem noção, isso foi há tanto tempo que Robben, nos Blancos na época, e Iniesta ainda tinham cabelo.

Com diversos desfalques, equipes vão para campo com alguns remendos

Dito isso, vamos ao jogo desta temporada. Para o confronto, pelo lado do Barcelona, a grande novidade na convocatória é Denis Suárez, que ainda não disputou nenhuma partida até o momento. A outra boa notícia é que o brasileiro Malcom foi novamente relacionado, atendendo o pedido da boa parte da torcida nas redes sociais. De baixas, o treinador Ernesto Valverde tem, além de Messi, Umtiti e Vermaelen machucados.

Pelo lado madridista, a equipe vem com alguns desfalques defensivos para o El Clasico. Carvajal, há algum tempo com lesão na panturrilha, e Jesus Vallejo, com lesão na coxa, estão fora do jogo. Assim como os mandantes, o Real também conta com um destaque brasileiro na convocatória, e seu nome é Vinicius JR. O jogador ainda não tem tido muitos minutos no time, mas ele é um bom menino (risos). A surpresa da relação se dá pelo nome de Sergio Reguilón, lateral esquerdo de 21 anos. O espanhol que, assim como Vinicius, é do Castilla, aparece provavelmente só para completar a lista.

Prováveis destaques

O que pode-se esperar de um jogador que chega a um novo clube quando ele é de outra nacionalidade, jogava em um futebol totalmente inferior, apesar de se destacar sobre os outros de lá, e pega a camisa que era do maior jogador da história daquele país? Bom, normalmente não se espera muito ou, no mínimo, que ele sinta o peso de seu novo clube e camisa. Entretanto, Arthur tem quebrado todos esses paradigmas e superado qualquer expectativa sobre ele.

Um dos destaques da campanha do tri campeonato continental do Grêmio, o jogador chegou ao Barcelona como uma aposta a médio e longo prazo. Porém, ao calçar as chuteiras e colocar o número 8 nas costas, o brasileiro encantou a qualquer torcedor culé. Após grandes atuações tanto pela Liga quanto pela Champions, Ernesto Valverde deverá achar um baita motivo caso resolva deixar o Arthur de fora de alguma grande partida. Para mim, ele é o jogador que pode desequilibrar no meio de campo barcelonista.

Enquanto isso, pelo lado do Real, recuperado de lesão, Isco tem tudo para ser a peça-chave da equipe. Quando saudável, o craque espanhol é, no meu ver, o principal destaque ofensivo do time. Com uma habilidade incrível e um controle de jogo, o meio-campista pode desequilibrar qualquer partida e deve receber um cuidado redobrado da marcação culé.

Histórico do duelo e análise

No confronto histórico do El Clasico, o time da capital espanhola leva uma pequena vantagem. Ao todo, são 237 partidas, com 95 vitórias brancas, 92 blaugranas e 50 empates. Nos últimos 5 jogos por competições oficiais o equilíbrio se mostra presente, sendo 2 vitórias para cada lado e um empate.

Ao analisar o histórico recente dos times e a atual fase na temporada, é possível acreditar que o vencedor da partida deva ser o Barcelona. Se tivesse que apostar em um resultado, eu iria de 2 a 1 para os mandantes. Apesar disso, como diria o outro “Clássico é clássico”, e não me surpreenderia uma boa atuação do Real Madrid, roubando um ponto ou até mesmo três. Que vença o melhor!

 


 

Roma
Clique na imagem para acessar o site

Jorge Ribeiro

Futuro jornalista. Esportes Mais é o poder.

Related post

Leave a Reply